Logo O POVO+
Eleitores de Fortaleza com mais de 70 anos prometem sair de casa para votar no próximo domingo
Politica

Eleitores de Fortaleza com mais de 70 anos prometem sair de casa para votar no próximo domingo

Fortaleza conta com 130.868 pessoas de 70 anos ou mais aptas a votar, de acordo com balanço divulgado pelo TSE. A partir dessa idade, o voto é facultativo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MARIA Adalgiza, 82, é uma das que enfatiza importância do voto (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS MARIA Adalgiza, 82, é uma das que enfatiza importância do voto

Além de adolescentes de 16 e 17 anos, pessoas com idade a partir de 70 têm voto facultativo nas eleições. Em todo o País, o número de eleitores nessa faixa etária e que estão aptos a votar é de 14.994.822, conforme balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Fortaleza, 130.868 pessoas de 70 anos ou mais fazem parte do eleitorado e, mesmo sem a obrigatoriedade, parte delas deverá ir às ruas para votar no domingo, 6. 

Nesta semana que antecede o 1º turno, O POVO foi até a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e conversou com alguns eleitores dessa faixa etária no local. 

Um deles é Francisco de Assis, 86, que diz fazer questão de sair de casa para votar. Mesmo considerando difícil, ele pontuou que planeja direcionar o voto para o melhor candidato. “Eu acho que você não votar em uma pessoa que você acha que é direita, não muda nada. Mesmo não sendo obrigado a votar, você vai e escolhe o melhor. A coisa mais difícil, hoje em dia, é você saber qual o melhor”, disse.

O aposentado Oliveira, de 71 anos, também destacou a importância de seguir votando. Para ele, nem todos os candidatos têm “boa vontade”, mas afirma pretende votar “em uma pessoa que ajude” a população. “Eu acho importante. Não todos, mas tem uns que têm ainda boa vontade em ajudar as pessoas. Não são todos que têm a boa vontade. Eu quero votar em uma pessoa que ajude”, considerou.

Maria Adalgiza, 82, afirmou que “dá valor” ao voto e disse ser “patriota, brasileira” e alguém que gosta de votar.  O mineiro Rodrigo Bandeira, 74, está de passagem por Fortaleza e caminhava pela Praça do Ferreira na tarde da última terça-feira, 1º de outubro. O turista também confirmou que votará no domingo, pontuando o fato de ser cidadão e considerar o voto útil.

Quais documentos levar para votar?

Justiça Eleitoral aponta que é obrigatório levar um documento de identificação com foto para votar. São aceitos:

  • Carteira de identidade
  • Identidade social
  • Passaporte
  • Carteira Profissional reconhecida por lei
  • Carteira Nacional de habilitação (CNH)
  • Carteira de Trabalho
  • Certificado reservista
  • e-Título (para quem tem cadastro biométrico)

Segundo o TSE, os documentos mencionados podem ser utilizados mesmo com a validade vencida, caso o eleitor consiga comprovar a sua identidade. 

Apesar de não ser obrigatório, o órgão também sugere levar o título de eleitor, para localizar a zona e a seção eleitoral, os comprovantes de votação das eleições anteriores e o CPF.

Certidão de nascimento, certidão de casamento e a carteira de trabalho digital não são aceitos.

A votação será aberta às 8 horas, de acordo com o horário de Brasília, e encerrará às 17 horas. O primeiro turno ocorrerá no domingo, 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro.

O que você achou desse conteúdo?