Logo O POVO+
Únicas capitais com embate entre PT e PL, Fortaleza e Cuiabá têm cenário indefinido
Politica

Únicas capitais com embate entre PT e PL, Fortaleza e Cuiabá têm cenário indefinido

Ao todo, 15 capitais brasileiras terão segundo turno. Pesquisas divulgadas neste sábado mostram cenários de empate e, em outras regiões, candidatos lideram com vantagem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pesquisas eleitorais indicam empate em Fortaleza e Cuiabá, as únicas capitais com embate direto entre PT e PL (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Pesquisas eleitorais indicam empate em Fortaleza e Cuiabá, as únicas capitais com embate direto entre PT e PL

Na véspera do segundo turno das eleições, as últimas pesquisas eleitorais foram divulgadas e mostram o cenário da disputa nas 15 capitais nas quais a população voltará às urnas neste domingo, 27.

Em algumas localidades, as pesquisas indicam que, nos votos válidos, candidatos estão na liderança com vantagem. Em outras, o cenário é de empate técnico ou mesmo numérico, como em Fortaleza e Cuiabá. Levantamento do O POVO reuniu os números extraídos das principais pesquisas divulgadas neste sábado, 26.

Nas duas capitais que terão embate direto entre PT e PL, o cenário ainda é incerto. Em Fortaleza, as pesquisas mostram que André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão em empate.

Na Datafolha, contratada pelo O POVO, o candidato do PL aparece com 51%, enquanto o petista tem 49%, ou seja, os dois estão empatados tecnicamente levando em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. Na pesquisa Quaest, os candidatos têm 50% dos votos válidos, empatados numericamente.

Em Cuiabá, Abílio (PL) e Lúdio (PT) também estão em empate numérico, com 50% cada, conforme indicado pela Quaest. Já a AtlasIntel aponta empate técnico: o candidato do PT tem 50,1% dos votos válidos e o candidato do PL, 49,9%.

Em Natal, Paulinho Freire (União Brasil) segue na frente de Natália Benevides (PT). Na pesquisa Quaest, Freire aparece com 53% e Benevides com 47%.

Em João Pessoa, o cenário é de possível reeleição para Cícero Lucena (PP). O prefeito tem 60% e o ex-ministro Marcelo Queiroga tem 40%. Em Aracaju, os números são favoráveis para a eleição da primeira prefeita do município. No levantamento AtlasIntel, Emília Corrêa (PL) chegou a 57,1% e Luiz Roberto (PDT), 42,9%. Na Quaest a vantagem é maior e Corrêa tem 62%, enquanto o pedetista tem 42,9%.

Na região Sudeste, os levantamentos do Instituto Datafolha também indicam a possibilidade de reeleição nas duas capitais com segundo turno. Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) tem 57% e Guilherme Boulos (Psol) tem 43%. Em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) aparece com 53% e Bruno Engler (PL), 47%.

No Sul, Sebastião Melo (MDB) lidera com vantagem contra Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre. Na pesquisa Quaest, o emedebista tem 63% e a petista tem 37%. Em Curitiba, o levantamento mostra uma vantagem de dez pontos: Eduardo Pimentel tem 55% e Cristina Graeml (PMB), 45%.

Em Manaus e Palmas, as pesquisas mais recentes indicam cenários distintos. Na capital amazonense, os dois candidatos continuam em empate técnico. Porém, a AtlasIntel mostra Capitão Alberto Neto (PL) com 50,1% e David Almeida (Avante), com 49,9%. Já na Quaest, Almeida tem 51% e Neto, 49%.

Em Palmas, Janad Valcari (PL) aparece numericamente a frente com 51% contra Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 49%, de acordo com a Quaest. No levantamento AtlasIntel, há uma vantagem do candidato do Podemos e Siqueira Campos tem 55,2%, enquanto Valcari aparece com 44,8%.

Em Belém, Igor Normando (MDB) está na frente de Éder Mauro (PL). Na Quaest, o emedebista atingiu 59% e o deputado tem 41%. Na capital de Rondônia, Léo Moraes (Podemos) também lidera contra Mariana Carvalho (União Brasil) nas últimas pesquisas. A AtlasIntel mostra Moraes com 52,7% e Carvalho com 47,3%.

Em Goiânia, a pesquisa Quaest mostra Sandro Mabel (União Brasil) com 54% e Fred Rodrigues (PL) com 46%. Em Campo Grande, única capital onde duas mulheres disputam o segundo turno, há empate técnico no levantamento Quaest. Rose Modesto (União Brasil) tem 51% e Adriane Lopes (PP), 49%. Já na AtlasIntel, há uma diferença de oito pontos: Modesto tem 54% e Lopes, 46%.

O que você achou desse conteúdo?