Logo O POVO+
Natal, Aracaju e João Pessoa elegem prefeitos
Comentar
Politica

Natal, Aracaju e João Pessoa elegem prefeitos

Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Natal (RN) foram as três capitais do Nordeste, além de Fortaleza, que reallizam segundo turno para às prefeituras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Saiba quando saem as próximas pesquisas do 2° turno de Natal que está entre os candidatos Paulinho Freire e Natália Bonavides (Foto: Instagram / Paulinho Freire e Natália Bonavides)
Foto: Instagram / Paulinho Freire e Natália Bonavides Saiba quando saem as próximas pesquisas do 2° turno de Natal que está entre os candidatos Paulinho Freire e Natália Bonavides

Além de Fortaleza, no Ceará, outras três capitais do Nordeste, Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Natal (RN) realizam segundo turno para definir o gestor municipal.

Em Natal, pela primeira vez em 12 anos, teve decisão no segundo turno, com Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT). Paulinho levou a melhor e obteve 222.661 votos, o que representa 55,34% dos votos válidos.

Paulinho é empresário, natural de Natal (RN) e tem 60 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal, voltou para a Câmara de Vereadores em 2012 e renovou o mandato para a atual legislatura pelo partido Solidariedade.

Antes de se eleger prefeito, ele ocupava o cargo de deputado federal, com exercício até 2027.

Nas Eleições Municipais de 2024, concorreu pela coligação Bora Natal, integrada pelos Republicanos, pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania), pelo Progressistas (PP), pelo Podemos (Pode), pelo Solidariedade, pelo Partido Liberal (PL) e pelo União Brasil.

Sua vice-prefeita é Joanna Guerra (Republicanos), ex-secretária de Planejamento de Natal. 

Já em Aracaju, o segundo turno ocorreu entre Emília Correa (PL) e Luiz Roberto (PDT), candidato apoiado pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Emilia venceu com 57,46% dos votos válidos, o que representa 165.924 votos, e se tornou a primeira prefeita do município. 

Emília é natural de Lagarto, Sergipe. É advogada, defensora pública aposentada, comunicadora de rádio e TV, vereadora de Aracaju e tem 62 anos. No pleito de 2012, ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju. Já em 2016, foi eleita vereadora.

Em 2020, obteve a reeleição para vereadora, sendo a segunda mais votada em Aracaju. Nas Eleições 2024, concorreu pela coligação Por Uma Nova Aracaju, formada pelo Partido Liberal (PL), pelo Agir (Agir) e pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania). Ricardo Marques (Cidadania) é seu vice.    

E em João Pessoa, foi a primeira vez em 24 anos que um prefeito não foi reeleito no primeiro turno. Mas, em disputa com o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) no último domingo, 26, o atual prefeito Cícero Lucena (PP) venceu com 63,91% dos votos  válidos, o que representa 258.727 votos, e garantiu mais quatro anos no cargo.

Cícero nasceu em São José de Piranhas, na Paraíba. É empresário da construção civil, tem 67 anos e iniciou a sua carreira política aos 33 anos, quando foi escolhido para concorrer como vice-governador do PMDB na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima.

A chapa venceu a eleição no 2º turno. Em 1994, Cícero Lucena assumiu o governo da Paraíba após o afastamento de Cunha Lima, sendo o governador mais jovem do estado, com 37 anos. Teve dois mandatos consecutivos entre 1997 e 2005. Foi senador em 2007 e 2015.

Em 2020, foi novamente eleito prefeito de João Pessoa. Nas Eleições 2024, concorreu pela coligação João Pessoa no Caminho Certo (PP/PDT/Avante/Solidariedade/Mobiliza/DC/Agir/PSD/Republicanos/PSB). Leo Bezerra será seu vice pelo PSB.   

 

O que você achou desse conteúdo?