Logo O POVO+
OAB-CE elege nova diretoria na próxima terça
Politica

OAB-CE elege nova diretoria na próxima terça

Mais influente entidade de classe do Brasil realiza eleição para novos dirigentes no Ceará. Há duas chapas na disputa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SEDE da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) (Foto: ALEX GOMES, em 12/2/2019 )
Foto: ALEX GOMES, em 12/2/2019 SEDE da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE)

A eleição da Ordem dos Advogados Brasileiros — Secção Ceará (OAB-CE) ocorrem na próxima terça-feira, 19 de novembro. Serão escolhidos os dirigentes da seccional para o triênio 2025-2027. Haverá votação em Fortaleza e nas subseções no Interior do Estado.

A votação será realizada de 8 às 16 horas. Os postos de votação serão no Iguatemi Hall, em Fortaleza, e também nas subseções do Interior. A eleição ocorrerá com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

De forma experimental, este ano haverá possibilidade de voto online na subseção da OAB no Litoral Leste do Estado, em parceria com o TRE-CE. Na região, os advogados também terão, como nas demais partes do Estado, opção de votar de forma presencial na sede da subseção.

O voto é obrigatório para advogados que estão adimplentes com a OAB Ceará, inclusive os que parcelaram as anuidades, desde que estejam com pagamento em dia. Advogados licenciados não são considerados aptos a votar. A partir dos 70 anos, o voto é facultativo. A ausência injustificada é passível de multa no valor de 20% sobre a anuidade.

Concorrem para a secção Ceará as chapas "OAB por Você", que tem como candidata a presidente a advogada Christiane Leitão, e "Reconecta OAB", que tem à frente o advogado Fábio Timbó. Cada chapa deve ser composta 50% por mulheres e 50% por homens, e, no mínimo, por 30% de advogados negros.

No dia da eleição, é proibida a prática de boca de urna e propagandas eleitorais nos prédios onde estiver havendo votação. O processo será fiscalizado pela comissão eleitoral.

A OAB é a única entidade de classe que tem existência prevista na Constituição, e tem prerrogativa de propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre qualquer tema, não apenas de interesse da advocacia.

Dentre as funções estão representar e defender a categoria e fiscalizar o exercício da advocacia no Estado. Atua também na defesa dos direitos dos cidadãos, principalmente em temas de interesse público, como a preservação da Constituição e dos direitos humanos.

Eleição da OAB-CE

Quando: 19 de novembro (19/11), terça-feira

Horário: 8 às 16 horas

Onde: Iguatemi Hall, no Shopping Iguatemi, avenida Washington Soares, 85, bairro Edson Queiroz

O que você achou desse conteúdo?