Prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), projetou que os primeiros dias de gestão devem ser usados para impulsionar a saúde, mas também para a realização de mutirão de limpeza pela cidade. Bueiros, pontos irregulares de descarte de lixo e mananciais devem ser limpos para evitar problemas relacionados à quadra chuvosa, registrada no início do ano.
Ele foi diplomado nesta quinta-feira, 19, ao lado da vice-prefeita eleita Gabriella Aguiar (PSD). No evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), os 43 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) também passaram pelo processo, que é a confirmação de que a pessoa candidata foi efetivamente eleita e, assim, pode tomar posse.
Em entrevista coletiva durante o evento, o prefeito eleito apontou que “tudo é prioridade”, mas os 100 primeiros dias justamente as duas áreas como foco. Evandro destacou ser um “compromisso” a limpeza da cidade. Durante a campanha, o petista criticava a existência de pontos de lixo na Capital e questionava o uso dos recursos arrecadados com a Taxa do Lixo.
“Provavelmente, teremos uma quadra invernosa. E, para isso, é importante que a gente possa estar limpando os nossos mananciais, os bueiros, as bocas de lobo. Fizemos um compromisso de fazer um mutirão logo no primeiro mês do nosso mandato para acabar com os 1.200 pontos de lixo que a cidade possui”, ressaltou.
O petista destacou também a preocupação diante do orçamento de R$ 14 bilhões aprovado pela Câmara nesta semana. Apesar do valor, a destinação dos valores foi elaborada pelo grupo do atual prefeito José Sarto (PDT).
“Nos deixam preocupados. A aprovação deste orçamento sem estar em sintonia com as nossas prioridades, isso também nos deixa ainda mais para preocupados, porém sabíamos que iríamos encontrar. Muitas dificuldades que iriamos encontrar”, pontou.
O prefeito eleito citou também o que chamou de desmontes no fim da gestão Sarto. “Estamos acompanhando, vocês mesmo estão divulgando, a questão da saúde de Fortaleza, a questão de políticas públicas para a juventude, o bolsa esporte que pararam de transferir os recursos para os jovens que eram contemplados. A área da assistência, os Cras sendo fechados, os Caps também sendo fechados”, destacou.
Sobre saúde, Evandro ressaltou que a futura secretária, Socorro Martins, já se encontrou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em busca de “soluções” para o tema em Fortaleza. “Encontrar alternativas para a gente poder proporcionar uma saúde de qualidade como prometemos na campanha. Tivemos alguns compromissos, nós iremos ampliar o horário de atendimento dos postos de saúde”, citou.
A entrega dos diplomas pela Justiça Eleitoral à chapa vencedora e aos 43 vereadores ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Evandro agradeceu a confiança da população e o apoio que recebeu do amplo arco de aliança de partidos durante a campanha. “Estarmos aqui sendo diplomados é motivo de muito orgulho, mas também temos o entendimento da dimensão que nos espera e da missão que nos espera. Estamos felizes, mas, ao mesmo tempo, com humildade e com muita responsabilidade”, ressaltou.
Presidente do TRE-CE, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ressaltou que o evento foi a "entrega do nosso produto”. “A última entrega do produto da Justiça Eleitoral é a diplomação, certificando que o cidadão e a cidadã obteve o número de votos e, nesse momento, ela é diplomada para o cargo de vereador, para o cargo de vice-prefeita ou para o cargo de prefeito”, explicou.
Ele aponta que a diplomação ocorreu em todos os municípios. A partir de agora, segundo ele, a Justiça vai aguardar possíveis desdobramentos, com ações judiciais que podem sem ajuizadas.