O vereador Léo Couto (PSB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quarta-feira, 1°, dia da posse dos vereadores e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Apenas uma chapa foi inscrita, como já havia sido combinado entre os parlamentares. Léo Couto ficará no posto por dois anos, no biênio 2025-2026.
Foram 37 votos favoráveis, em votação nominal. Toda a bancada do PL, que soma 5 vereadores, e o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), também conservador, votaram contra.
O posto é tradição na família de Léo Couto. Ele é neto de Gerôncio Bezerra, ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e deputado estadual, e filho de José Maria Couto, vereador por cinco mandatos e que também foi presidente da Casa por três oportunidades.
Ele foi eleito em 2020 para o primeiro mandato como vereador de Fortaleza, com 9.426 votos, sendo reeleito em 2024. Léo integra o grupo do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Em 2018, ele atuou na Casa Civil, durante o governo de Camilo como governador.
Além de Léo, outros membros da mesa diretora foram eleitos por seus pares. O PDT do ex-prefeito José Sarto (PDT) ficou com dois espaços sendo Adail Júnior o 1° vice-presidente e Luciano Girão como 2° vice-presidente. O PDT será base de Evandro na Câmara. Marcos Paulo (PP), vereador eleito para o primeiro mandato será o 3° vice-presidente.
Já nas secretarias foi confirmada a participação de duas mulheres, Carla Ibiapina (DC), estreante na Câmara, na 1ª secretaria. A vaga chegou a ser oferecida para o PL, mas o partido não aceitou por decisão do deputado federal André Fernandes, presidente da legenda em Fortaleza e hoje principal político de oposição. Ana Aracapé (Avante) ficou com a 2ª secretaria. O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) ficou com a 3° secretaria.
O vereador iniciou o discurso lembrando de pai e avô, ambos ex-presidentes da Câmara. "Além de tudo, além de poder fazer o melhor para nossa cidade, tem essa situação que me leva a um momento mais emocionante e mais intenso", afirmou.
O parlamentar afirmou que, apesar de ter uma trajetória política curta, apenas no segundo mandato, sua vida foi "respirar política 24 horas por dia". Ele lembrou também da companheira a deputada Juliana Lucena (PT) e, emocionado, disse que a "família é a base de tudo".
Ele também agradeceu aos vereadores por o eleger presidente da Câmara. "Os que votaram sim e os que votaram não. Nós somos uma casa plural, entendo o posicionamento político de todos os colegas. Podem ter certeza que todos terão o meu respeito e meu diálogo", afirmou.
Léo citou nominalmente e agradeceu a algumas lideranças políticas. O senador Cid Gomes (PSB), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e o prefeito Evandro Leitão (PT). Ao mencionar o grupo, ele celebrou o alinhamento entre os poderes. "Fala-se muito na questão de hegemonia, mas temos a oportunidade de ter um alinhamento dos governos e, assim, conseguir ter projetos para melhorar a vida da população", disse.
O vereador disse que irá "cobrar muito o prefeito". "Somos uma casa independente", apontou. "Hoje iniciamos juntos uma nova Câmara Municipal de Fortaleza. Dividir essa responsabilidade com a Mesa Diretora é motivo de grande satisfação e motivação", ressaltou.