O ex-prefeito de Jaguaribara Joacy Júnior (PSB), conhecido como Juju, é, até o momento, o único candidato à presidência da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A eleição para a nova gestão acontecerá no próximo dia 20 e a posse será no dia 29.
Na vice-presidência, concorre o prefeito de Ipaporanga, localizado a 356,29 km da capital cearense, Amaro Pereira (PT). A expectativa é que a chapa Juju-Amaro seja eleita.
Anteriormente, a vaga da presidência era exclusiva para prefeitos em exercício, mas o estatuto da Aprece foi atualizado, seguindo um preceito de outras associações estaduais, permitindo assim que Joacy se candidate.
A chapa conta com o apoio do atual presidente da entidade, Júnior Castro (PT). Ele terminou o mandato como prefeito de Chorozinho, distante 69,88 km de Fortaleza, e assumiu o posto de secretário de Governo da gestão de Evandro Leitão (PT) na Capital.
"Por um municipalismo mais forte e qualificado! Contamos com todos os prefeitos e prefeitas cearenses para apoiar a chapa “Por Um Municipalismo Mais Forte e Qualificado” nas eleições para a nova diretoria da @aprececeara. Esta é uma oportunidade de fortalecer ainda mais o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento dos nossos municípios", escreveu Castro em publicação nas redes sociais.
A candidatura é formada ainda por gestores de municípios como Amontada, Guaramiranga e Tianguá. Prefeito em seu quarto mandato em Maracanaú, da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Roberto Pessoa (União) está na chapa como presidente de honra da diretoria executiva.
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará tem como objetivo apoiar a promoção do desenvolvimento sustentável e da autonomia dos municípios cearense, oferecendo serviços, prestando suporte técnico aos prefeitos, nas diversas áreas da políticas públicas.
Além disso, a Aprece é também a representante institucional dos gestores do Estado, atuando a partir das divisões setoriais da associação.