Logo O POVO+
Eleição da Assembleia acontecia em momento sensível na política
Politica

Eleição da Assembleia acontecia em momento sensível na política

Contexto.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O momento em que a eleição era realizada era delicado não só para a Assembleia Legislativa do Ceará, mas para o Brasil. Estava para nascer a Nova República, que teve início justamente em 1985, quando o vice-presidente eleito José Sarney assumiu a presidência do Brasil, após a morte do cabeça de chapa, Tancredo Neves.

O Brasil estava nos últimos dias da ditadura militar instaurada havia quase 21 anos. Foi na manhã de 15 de março de 1985 que o Congresso Nacional deu posse a Sarney — Tancredo morreu em 21 de abril, mas a saúde já o impossibilitou de tomar posse.

O declínio da ditadura começou a tomar folego em meados de 1983 quando começou a campanha das Diretas Já. As mobilizações pressionavam o Congresso a aprovar a emenda Dante de Oliveira, que previa a eleição direta para presidente.

Naquele ano, Gonzaga Mota participou pela primeira vez de ato público pelas eleições diretas a convite do então governador de São Paulo, Franco Montoro. Ele foi o primeiro governador a defender Tancredo Neves para presidente.

Em meados de 1983, ele rompeu com o regime militar, que era chefiado pelo general João Figueiredo, ao escolher não apoiar ao candidato do PDS, Paulo Maluf. Os dissidentes do PSD deram origem à Aliança Democrática, depois chamada de Frente Liberal, até virar o PFL.

O que você achou desse conteúdo?