Com nome de "No Censors on our Shores Act" (algo como "Sem Censura em nosso Território"), o projeto aprovado no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos prevê que autoridades estrangeiras que atuarem contra liberdade de expressão de cidadãos americanos sejam impedidas de entrar nos Estados Unidos ou possam ser deportados.
O texto estabelece que autoridades estrangeiras que atuarem contra liberdade de expressão de cidadãos americanos sejam impedidas de entrar no País ou deportadas.
Os autores da proposta, os deputados republicanos María Elvira Salazar e Darrell Issa, já criticaram diretamente as decisões de Alexandre de Moraes e se referiram a ele como "aplicador da censura". Salazar inclusive exibiu foto do ministro ao criticá-lo em discurso na Câmara.
"O juiz da Suprema Corte do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk", disse ela em comunicado à imprensa. O projeto foi apresentado em setembro do ano passado, pouco depois da rede social X ter sido bloqueada no Brasil por determinação do ministro, por se recusar a apontar um representante em território nacional. Mais recentemente, decisões semelhantes foram aplicadas à plataforma de vídeos Rumble.
Agência Estado