A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), participou do programa O POVO News na noite desta quinta-feira, 13, e avaliou o futuro da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV). Luciana avalia que uma federação maior, com PSB e PDT, pode ser “a luta que precisamos travar”. Ela é presidente nacional do PCdoB e, em 2024, alçada como titular também da federação.
“É esse programa que nós queremos que a federação até se amplie, além do que nós já somos que é PT, PV e PCdoB. Desde que nos conformamos a federação, nós sempre lutamos para que ela já chegasse grande, já chegasse com PSB, e PDT. Nós tivemos várias rodadas com o Partido Socialista Brasileiro e eu penso que é essa a luta que precisamos travar”, afirmou a ministra.
Segundo ela, o sistema político eleitoral no Brasil é “muito frágil”. “As próprias alianças que se fazem nas eleições, elas são alianças que, se sejam na majoritária, seja proporcional, existem nas eleições e se desfazem no dia seguinte”, avalia Luciana.
A fala de Luciana Santos vem ao encontro do debate entre os três partidos da federação, que podem não renovar a aliança para as eleições de 2026. “A federação procura ter uma aliança mais consistente, de conteúdo, programática, em que os partidos possam ter uma convivência mais perene e até buscar convergência de ação política”, diz a ministra.
A ministra está no Ceará para o lançamento do programa Mais Ciência na Escola, projeto de incentivo à formação científica e tecnológica no Ensino Básico. O evento acontece nesta sexta-feira, 14, no Palácio da Abolição, e contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT).
Conforme a ministra, o programa será aplicado no contraturno das escolas de tempo integral do país. “Nós queremos formar esses meninos desde cedo para tomar gosto pela ciência. A gente vai botar laboratórios, que chama makers, mas eu prefiro Laboratórios Mão na Massa, nessas áreas de robótica, de microeletrônica, planetário, que são os desafios do conhecimento contemporâneos”, explica.
O Mais Ciência na Escola vai investir R$ 100 milhões para a implantação de mil laboratórios maker em todo o país. O programa surge por uma articulação entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além dos investimentos nas escolas, Luciana Santos falou sobre investimentos em Inteligência Artificial anunciados pelo Governo Lula. Em 2024, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que tera investimento total de R$ 23 bilhões.
Segundo a ministra, a Inteligencia Artificial é um dos instrumentos "mais decisivos", "porque vai perpassar tudo que é serviço, comércio, cadeia produtiva, e é uma tecnologia que precisa ser dominada pelo Brasil".
Ela destaca a criação do plano com sendo um projeto "ousado e, ao mesmo tempo, factível". "Nós não vamos estar atrás dessa corrida tecnológica", afirma a ministra.