A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, revelou que 70% das 29 entidades analisadas não haviam entregue a documentação completa ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre elas, destaca-se a Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (AAPEN), anteriormente ABSP, uma das principais investigadas no esquema.
O POVO foi a campo verificar o funcionamento da AAPEN em Fortaleza. Com sede em Fortaleza, a AAPEN operava na cobertura e no segundo andar de um centro comercial localizado no bairro Aldeota. Porém, o endereço já se encontrava desocupado.
Fontes que trabalham no edifício relataram que os funcionários da associação "fugiram" às pressas, nas vésperas da chegada da Polícia Federal, que teria ido ao imóvel na quarta-feira, 23, e lacrado às dependências.
Segundo um dos relatos, "a ordem é ficar dentro de casa", em referência ao clima de tensão no prédio após a movimentação da PF. A fonte preferiu não se identificar.
Além da AAPEN, outra empresa que ocupava espaço no mesmo prédio também estaria deixando o local: trata-se da Fattor Incorporações, que funcionava no sexto andar. A reportagem foi impedida de acessar tanto o segundo quanto o sexto andares.
A Fattor tem como sócio e diretor Natjo de Lima Pinheiro, citado nas investigações como acompanhante da advogada Cecília Rodrigues Mota — também investigada — em 15 viagens internacionais. De acordo com a Polícia Federal, Natjo recebeu cerca de R$ 400 mil em transferências de empresas ligadas a Cecília, que presidiu simultaneamente a AAPEN e a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB).
Os valores movimentados pela AAPEN nos últimos dois anos colocam a associação entre as entidades que mais receberam recursos por meio de descontos automáticos em benefícios de aposentados e pensionistas.
O valor total estimado dos descontos para a AAPEN em 2024, com base nos dados até maio, foi de R$ 178,6 milhões. Este valor representou 6,8% do total estimado dos descontos das dezenove entidades listadas, sendo a quarta entidade com o maior valor nessa lista.
Os beneficiários entrevistados com descontos da ABSP/AAPEN estavam distribuídos em 19 Unidades da Federação diferentes.
Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), entre os 1.273 beneficiários entrevistados, 210 descontos em folha estavam vinculados à AAPEN — anteriormente chamada de ABSP. Nenhum dos entrevistados, porém, reconheceu ter autorizado a cobrança da mensalidade associativa.
O POVO entrou em contato com Natjo Pinheiro e a empresa Fattor por e-mail e telefone, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestações.