Pesquisas recentes apontam que o governo Lula enfrenta problemas com a popularidade, com a desaprovação superior à aprovação. Embora haja sinais de que pode estar havendo recuperação.
No fim de abril, pesquisa AtlasIntel mostrou o governo como ruim ou péssimo para 47,7%, enquanto 40,2% avaliam como ótimo ou bom.
Apesar do desempenho ruim, é um pouco melhor que na pesquisa anterior, de março. A avaliação negativa desde então caiu 1,1 ponto percentual. A avaliação positiva cresceu 2,8 pontos percentuais.
Também no fim de abril, levantamento Paraná Pesquisas mostrou que 57,4% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Lula, a maior taxa desde o início do atual mandato, segundo o instituto. A aprovação ficou em 39,2%, enquanto 3,4% não souberam opinar ou não responderam. A pesquisa, feita desde agosto de 2023, também revelou o menor índice de aprovação registrado até agora.
No início de abril, o Datafolha mostrou que, após atingir o pior patamar de todos os mandatos de Lula, o governo estancou a queda na popularidade. Apesar disso, a reprovação ainda segue acima da aprovação. (Com Agência Estado)