Logo O POVO+
Mudanças em curso trazem novo fôlego
Reportagem

Mudanças em curso trazem novo fôlego

Futuro promissor.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espaços comerciais no Centro disponíveis para aluguel (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo Espaços comerciais no Centro disponíveis para aluguel

A reforma da Rua 24 de Maio, ligando com a Estação das Artes e a Praça José de Alencar e a inauguração do novo terminal de ônibus naquela região, com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024, são felizes ideias. A avaliação é do presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, que acredita que isso deve melhorar muito o desenvolvimento daquela região.

Assis ainda lembra que essas novidades ainda serão acompanhadas do investimento privado no Estação Fashion, que deve gerar 3,3 mil empregos e será espaço para 1,2 mil lojas.

O Vapt Vupt do Centro, que foi inaugurado em julho passado, gera uma movimentação de 2,5 mil pessoas por dia em atendimentos e é outro exemplo positivo citado. "As pessoas vêm dos bairros procurando serviços e acabam ficando no Centro para fazer compras", destaca.

Ainda assim, existem pleitos considerados primordiais para a região. "Nós precisamos trazer vida noturna ao Centro, trazer moradias para que as pessoas trabalhem e fiquem aqui, diminuindo os deslocamentos, o trânsito e a emissão de gases na atmosfera."

Esse contexto, segundo Assis, justifica a aposta em aumentar o repertório de ofertas de serviços e atividades na região central. O potencial cultural do local e a necessidade de montar um calendário bem estruturado e diversificado, que permita ao Centro funcionar 24 horas.

No que se refere às vendas no comércio, Assis destaca que há dois pontos cruciais de urgência: o trânsito de veículos e fiscalização dos vendedores ambulantes.

O presidente da CDL destaca que a circulação nas ruas do Centro precisa ser viabilizada para evitar congestionamentos, inclusive a partir da priorização do transporte público. Já existe o projeto "Compre Bem, Volte de Graça", lançado neste ano e que oferece o vale a cada R$ 250 em compras no Centro, mas que "não pegou".

Sobre os projetos e desafios, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, destaca as entregas e transferências de alguns órgãos do Município para região, mas lembra que existem melhoramentos idealizados pela Prefeitura que dependem do repasse de estruturas prediais da União que ainda não foram concretizadas.

As conversas com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) devem seguir até que o número de prédios abandonados diminua.

"Estamos pensando e apostando no Centro a longo prazo, realmente vai melhorar muito. Já existe projeto da CDL com a Prefeitura para revitalizar a Praça do Ferreira, também pensando em aproveitar prédios para projetos de habitação social", conta.

O que você achou desse conteúdo?