Logo O POVO+
Comunidade recebe obra de esgotamento, mas desconhece benefícios
Reportagem

Comunidade recebe obra de esgotamento, mas desconhece benefícios

Jangurussu
Edição Impressa
Tipo Notícia

A cerca de um quilômetro da Lagoa do Jangurussu, uma comunidade recebe obras de esgotamento pela primeira vez. Na esquina das ruas C e Suellen Silva, a dona de casa Maria das Graças Rodrigues, 62, assistia aos funcionários da obra trabalhando. Ela reclama do mau cheiro na rua e das muriçocas, presentes devido à falta de esgotamento.

A construção da rede de esgoto no local é feita pela Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento. A iniciativa faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e planeja universalizar o sistema de esgotamento em 24 municípios até 2033, incluindo Fortaleza.

Apesar de Maria desejar que a obra seja feita de forma satisfatória, ela admite que não pretende ligar a residência à rede de esgoto quando esta estiver ativa. "A fossa é embaixo do piso do quarto, seria muito difícil fazer a reforma", diz. A realidade é a mesma para diversas pessoas da comunidade e um desafio para a universalização do esgotamento.

Claudemir Alves Aguiar, 43, morador da rua Suellen Silva, precisa esgotar a fossa uma vez ao ano. A água da pia e dos ralos da casa vai toda para a rua, sem tratamento. Mesmo assim, acredita que também não ligaria o encanamento todo à nova rede que é instalada. "A água da pia e do banho acharia interessante, não precisaria quebrar muito, porque já está vindo para a rua. Mas a do sanitário vai para a fossa do quintal", explica.

André Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará, explica que a maioria das pessoas desconhece o que é esgoto e os malefícios de não se ligar à rede. "Normalmente a pessoa está anestesiada, não sabe que a fossa é inadequada. Só é adequada em áreas rurais onde não tem adensamento urbano muito grande. Entre rede coletora e fossa, é totalmente inadequada", afirma.

Segundo ele, a instalação da rede coletora e de tratamento de esgoto é responsabilidade do Poder Público, mas a ligação da encanação residencial à rede precisa ser feita por cada morador. No entanto, famílias cadastradas na tarifa social da Cagece serão beneficiadas com o serviço de ligação intradomiciliar.

O que você achou desse conteúdo?