Criado em 2007, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A análise desses dados, segundo o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, permite que gestores aprimorem as políticas públicas de educação: "O Ideb é o mais importante indicador da educação básica do nosso País. Não há nenhuma política que tenha êxito sem ter meta, objetivo, planejamento e estratégia".
Quando avaliados o Ensino Médio tradicional e o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o Ceará tem o terceiro melhor resultado do Brasil no Ideb (4,6), consolidando a liderança na Região Nordeste ao lado de Pernambuco.
A rede estadual do Ceará é formada por um total de 512 Escolas em Tempo Integral, sendo 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 367 de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), 12 Escolas do Campo e 1 Escola Família Agrícola.
"Os estados que fizeram esse esforço, que faz parte da rede do Ensino Médio, então não justifica não contabilizar na avaliação. Mas, como a série histórica não considera separado, a gente vai discutir, pactuar, com as redes como serão os indicadores do Ideb, se inclui ou não suas redes. É um debate importante", afirmou Camilo.
"Não apenas temos 22 escolas entre as 100 melhores do Brasil no Ensino Médio. É uma imensa satisfação termos 10 escolas entre as 30 melhores públicas do Brasil. Ainda mais considerando que elas se localizam em diferentes municípios, e com diferentes formatos de estruturação pedagógica. Esse é um sinal claro de como desenvolvemos um ensino de excelência, independente do tamanho do município", celebrou o governador Elmano de Freitas (PT).
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz foi a única escola pública estadual de Fortaleza entre as dez melhores do Ceará no Ideb 2023. O diretor da instituição, coronel Francisco Albert Einstein, classifica esta como "uma conquista extraordinária que reflete o compromisso e a dedicação de toda a comunidade escolar".
Ele afirma ainda que o resultado destaca a "força de um projeto pedagógico que alia excelência acadêmica e formação cidadã. Por outro lado, o colégio compartilha os desafios comuns à educação pública, como a necessidade de atualização tecnológica constante, a busca por recursos para projetos e atividades extracurriculares e a garantia de equidade no acesso à educação de qualidade.