Logo O POVO+
Compra de votos e apoio de candidatos
Reportagem

Compra de votos e apoio de candidatos

Investigação. Indícios
Edição Impressa
Tipo Notícia

Das mensagens extraídas pela PF do celular de Bebeto, despontam indicativos de que ele transferiu dinheiro para pessoas que lhe pediam favores variados, incluindo eleitores e candidatos a vereador. Em uma conversa, Bebeto pede que a pessoa "arrume uma conta para você botar 100"; o beneficiário era o coordenador da campanha de uma candidato a vereador de Canindé.

Ele também pediu que ela "arranje os 200" para o Professor Evelton (PRD), também candidato a vereador de Canindé. Conforme o MPE, os "200" são R$ 200 mil, dinheiro usado para garantir apoio do candidato a prefeito Professor Jardel. A promotoria destaca que Evelton, inicialmente, estava alinhado com o candidato Kledeon Pinho, mas, em outubro, logo no dia seguinte ao diálogo de Cleidiane e Bebeto, uma publicação mostra Jardel agradecendo o vereador Evelton pelo apoio.

"Chama atenção, ainda, a completa ausência de publicações no perfil da rede social de Evelton até a data do dia 03/10/2024 no tocante à declaração pública de apoio à candidatura de Jardel, o que pode ser facilmente observado em seu perfil no Instagram", pontua o MPE.

Eleitores também teriam tido votos comprados. Um deles, em 1º de outubro, aparece em mensagens no Whatsapp dizendo estar "precisando de uma ajuda", pois estaria com salários atrasados e devendo dois meses da mensalidade da escolha do filho.

O que você achou desse conteúdo?