Logo O POVO+
Aposentados são vítimas recorrentes de golpes
Reportagem

Aposentados são vítimas recorrentes de golpes

Alvo.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os aposentados são as principais vítimas dos golpes relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo uma pesquisa realizada pela fintech "meutudo".

Ao todo, o grupo representa 55% dos casos, seguidos por beneficiários do BPC/Loas (18%) e pensão por morte (17%). Dos entrevistados, 22,6% já foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu algum tipo de fraude financeira.

Os tipos de golpes também foram variados: 55% das fraudes relatadas foram de diferentes naturezas, enquanto 12% envolviam empréstimos e cartões consignados falsos e 10% à contratação de empréstimos sem autorização.

Outro dado relevante é que, embora 53,3% dos entrevistados afirmem conhecer os canais oficiais do INSS, 46,7% ainda desconhecem esses meios de comunicação.

A pensionista Luciana Leite, de 54 anos, por exemplo, alega que realizou um empréstimo no banco BMG para resolver burocracias após a morte do seu marido, em 2018. No entanto, quando foi sacar o dinheiro do seu benefício, um valor a mais estava sendo descontado.

Sem entender, tentou contato com a instituição e não obteve retorno. Depois de alguns anos, descobriu que a quantia correspondia a uma taxa do cartão, que a própria não havia solicitado.

"Em nenhum momento eu pedi esse cartão. Foi uma surpresa para mim, porque eu só fiz o empréstimo, não o cartão. Esse cartão só chegou à minha casa três meses depois. Quando procurei, o banco disse que eu estava pagando os juros e que, além do desconto do INSS, eu precisaria pagar outros valores que vinham na fatura. Mas eu não utilizei."

Agora, está com um processo tramitando para reaver os valores descontados. "Esse valor faz falta para as despesas da casa, porque preciso tirar dinheiro para cobrir o valor que eles descontam do benefício. Além disso, sou diabética. Tem remédios que o SUS não fornece, então preciso comprá-los. Isso torna tudo mais difícil", desabafa

Nesse sentido, o gerente executivo do INSS no Ceará, Francismar Lucena, explica que o órgão tem trabalhado no combate a essas fraudes e busca alertar os segurados sobre os mais variados golpes.

"Fazemos o que está ao nosso alcance, mas, infelizmente, a demanda está muito alta. Hoje, 90% do atendimento nas agências do Interior é sobre saldo de empréstimo. (...) Há grupos especializados nessas fraudes, e nosso trabalho é alertar o cidadão para evitar que caia nesses golpes. Nosso foco principal, localmente, é a informação e a conscientização."

Por isso, orienta que os indivíduos utilizem sempre os canais oficiais do INSS: aplicativo, site Meu INSS ou central de atendimento 135.

O que você achou desse conteúdo?