O projeto Porto MIS CinéFabrique, resultado de uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som do Ceará, a Escola Porto Iracema das Artes e a Escola Superior de Cinema da França CinéFabrique, reúne estudantes franceses e cearenses para a realização de dois curtas-metragens de ficção.
Os estudantes intercambistas da França chegaram ao Ceará no dia 16 de junho, para a realização do projeto. Os dois produtos audiovisuais de ficção já possuem nome e temática, são eles: “Vampiro” e “Quase à meia voz”.
As inscrições, finalizadas em abril, selecionou 10 alunos do audiovisual cearense e 10 alunos do audiovisual francês na intenção de realizar um intercâmbio cultural entre os dois países, como parte de seus processos formativos em cinema.
Com colaboração do programa “Cine Nomad School”, da França, 10 alunos franceses desembarcaram no Ceará para a realização de dois curta-metragens de ficção.
As gravações dos dois curtas, “Vampiro” e “Quase à meia voz”, se iniciam nesta semana. Entre as atividades realizadas pelos estudantes nos últimos dias, estão: mesa de roteiro, visita às locações, preparação de elenco e organização de equipamentos.
Segundo o Instagram do Porto Iracema das Artes, as gravações dos curta-metragens "iniciam-se esta semana", e “as equipes já estão afinadas”.
A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização.
Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.
Projeto MIS CinéFabrique