Um dos nomes mais notáveis do reggae nacional, o Natiruts se despede dos palcos com shows em diversas cidades do Brasil. Com quase 30 anos de trajetória, a banda atualmente formada por Alexandre Carlo e Luís Maurício chega a Fortaleza neste sábado, 6, para a última apresentação na capital cearense.
Realizado no Iguatemi Hall a partir das 19 horas, o show do Natiruts na Cidade também está com ingressos esgotados, assim como em outras cidades do País por onde a turnê "Leve com você" irá passar ainda este ano.
"A gente fica muito feliz de ter essa resposta positiva do público, sabíamos que tinha uma comoção muito grande desde quando a gente anunciou a turnê de despedida, mas sinceramente não esperava tanto, estar lotando estádios ou repetindo datas", conta Luís Maurício ao detalhar que, em São Paulo, a turnê de despedida chegou à quarta data, restando apenas uma com ingressos ainda à venda.
Levando o nome de uma canção lançada no álbum "Qu4tro", de 2002, a turnê "Leve com você" passará por Teresina, Aracaju, Belém, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, João Pessoa, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte até o mês de dezembro.
Com o objetivo de representar o legado da banda para a música nacional, Luís Maurício detalha que a canção escolhida para ser título da turnê reafirma a "missão" do grupo desde o início da carreira, ainda no ano de 1996.
"Nesses quase 30 anos, a gente entregou um legado de músicas com mensagens de positividade que levam esperança, muito amor, paz, justiça social, que são temáticas que a gente acredita", explica o baixista ao acrescentar que a preferência por "Leve com você" foi devido ao desejo da banda por "querer que as pessoas levem tudo de bom que o Natiruts proporcionou nessas quase três décadas".
Fundada em 1996 em Brasília, a banda conquistou o País com grandes sucessos do reggae, como "Quero ser feliz também", "Sorri, sou rei", "Me Namora", "Andei Só", "O carcará e a rosa" e "Liberdade pra dentro da cabeça". Com o fim da banda anunciado ainda em janeiro deste ano, o grupo detalha que a motivação para o encerramento das atividades foi pela manutenção da "verdade com os fãs".
"A gente sempre foi muito sincero, artisticamente falando, nunca procuramos repetir fórmulas, estivemos sempre em busca de agregar o nosso reggae a outros estilos e ritmos. Então, quando a gente sentiu que começamos a repetir, a gente achou que era hora de encerrar o ciclo, até porque fomos muito além do que a gente se propôs", indica.
Luís Maurício complementa: "Quando começamos, não imaginávamos ser uma banda tão expressiva, conseguir fazer turnê pelo mundo todo, ganhar prêmios… Há essa sensação de dever cumprido e principalmente do legado que ficará que são as nossas canções e o impacto na vida das pessoas. Então, é por isso que resolvemos encerrar esse ciclo".
O músico ainda comenta que ter a carreira reconhecida junto ao Natiruts é gratificante e que ter suas músicas passadas por gerações é algo feliz: "Você ter canções de qualidade, músicas que realmente tocam a alma das pessoas e que passam de geração para geração… Hoje a gente vê que a música é cantada desde o avô até o neto e ficamos muito felizes por isso".
Para a apresentação em Fortaleza, os fãs do Natiruts podem aguardar um repertório recheado de hits atemporais, canções do "lado B", além de interação com o público e muita emoção no último show do grupo na capital. "Chega no final do show a gente sempre faz um bis que tem variado bastante nas canções. Abrimos até para perguntas ali na hora, fazemos alguma brincadeira e as pessoas acabam pedindo algumas canções e tocamos no improviso mesmo. Tem sido uma parte bem descontraída do show e sempre pode surgir alguma surpresa aí!"
"Leve com você"