Logo O POVO+
Respeito à memória das vítimas marca narrativa do filme 'Maníaco do Parque'
Vida & Arte

Respeito à memória das vítimas marca narrativa do filme 'Maníaco do Parque'

Filme original da Amazon Prime, "Maníaco do Parque" relembra caso real de serial killer brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ator cearense Silvero Pereira estrela filme da Amazon
Foto: Amazon MGM Studios/Divulgação Ator cearense Silvero Pereira estrela filme da Amazon "Maníaco do Parque"

Entre 1994 e 1998, Francisco Pereira de Assis foi responsável por cerca de 24 vítimas. O assassino em série foi preso em 1998 e condenado a mais de 200 anos de prisão, se tornando conhecido como o "maníaco do parque".

O novo filme da Prime, disponível na plataforma a partir da próxima sexta, 18, retrata desde a descoberta dos assassinatos cometidos por Francisco até a prisão dele. Apesar de ser baseado em fatos, a obra de Mauricio Eça introduz uma personagem fictícia, a jovem jornalista Elena.

Essa escolha não é aleatória. Ao trazer uma protagonista feminina, o roteiro de L.G. Bayão oferece uma voz de destaque a esta narrativa. A decisão é especialmente pertinente, considerando que, na época dos crimes, a mídia sensacionalista frequentemente atribuiu culpa às mulheres mortas, insinuando que eram responsáveis por terem sido enganadas por Francisco.

A personagem, interpretada por Giovanna Grigio ("Rebelde", de 2022), busca dar voz a essas vítimas de maneira respeitosa, sendo ela quem descobre a identidade do maníaco do parque. No entanto, enfrenta o machismo presente em seu ambiente de trabalho, um espaço que deveria priorizar a informação em detrimento.

Em um determinado momento do longa, um dos editores do jornal em que Elena trabalha sugere que a prisão do assassino poderia prejudicar as vendas, levantando a questão: afinal, sobre o que escreveriam após isso?

Além disso, o longa faz questão de mostrar como o caso era retratado na TV da época, algumas vezes até em forma de piada. A produção evidencia que este tipo de atitude era bastante comum, nos fazendo refletir até que ponto a mídia se importava com aquelas vítimas.

Embora a crítica ao sensacionalismo seja um acerto do filme, a narrativa em torno de Elena se revela superficial. O roteiro tenta explorar duas vertentes para a personagem: a de repórter investigadora, profundamente afetada pelo que ocorreu com as vítimas, e a de filha com uma relação aparentemente conturbada com o pai. No entanto, a segunda narrativa não é aprofundada, tornando essa trama confusa e inacabada.

Apesar de não apresentar Francisco como protagonista, a presença do personagem é quase impossível de ser ignorada. O assassino, interpretado por Silvero Pereira ("Bacurau", 2019), aparece em momentos-chave da história. A atuação de Silvero se destaca, pois ele consegue transitar de forma natural e inquietante entre os sentimentos do criminoso. Às vezes, um simples olhar de Silvero para a câmera revela o horror que se esconde por trás daqueles olhos. Assustador.

A trama mostra um pouco do dia a dia do assassino e como ele convencia algumas das vítimas, muitas vezes necessitadas de dinheiro, com promessas de trabalhos que pagariam muito bem. Apesar dele fazer isso, na maioria das vezes, à luz do dia, raramente havia quaisquer testemunhas.

O que tornava ainda mais difícil a identificação do mesmo. Além disso, o longa faz questão de mostrar que, apesar dos assassinatos em série cometidos por ele, o número de mulheres mortas no estado de São Paulo já era extremamente assustador. O dado traz a reflexão sobre as mudanças nos índices criminais atuais.

"Maníaco do Parque" apresenta novos holofotes sobre o caso, mas com uma abordagem responsável que respeita a memória das vítimas. O filme se destaca no gênero, embora caia em alguns clichês em torno da figura da jornalista protagonista. O que, apesar de poder incomodar o espectador "mais atento", não prejudica o longa de forma geral. A obra acerta em não tentar romantizar ou mistificar, de forma alguma, o responsável pelas atrocidades da trama.

 

Estreia "Maníaco do Parque"

  • Quando: a partir de sexta-feira, 18
  • Onde assistir: Prime Video

 

O que você achou desse conteúdo?