Logo O POVO+
Cadeh Juaçaba mergulha em "política tropical" nas obras de nova exposição
Vida & Arte

Cadeh Juaçaba mergulha em "política tropical" nas obras de nova exposição

Exposição com obras do artista cearense Cadeh Juaçaba mergulha nas complexidades do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BRASIL, 06-10-2024 Galeria Leonardo Leal apresenta
Foto: João Filho Tavares BRASIL, 06-10-2024 Galeria Leonardo Leal apresenta "A POLITICAR", de Cadeh Juaçaba Endereço: Galeria Leonardo Leal (Rua Visconde de Mauá, 1515) (Foto Joao Filho Tavares O Povo)

A Galeria Leonardo Leal recebe a exposição "A POLITICAR", do artista visual cearense Cadeh Juaçaba. Na nova mostra, Cadeh mergulha nas referências culturais e políticas da música "Tropicália", lançada por Caetano Veloso em 1968, e propõe uma reflexão sobre a intersecção entre a política e a identidade brasileira. A exposição segue em cartaz até janeiro de 2025, com entrada gratuita.

"O título da exposição "A POLITICAR" é uma reorganização das palavras (anagrama) de "Tropicália", canção de Caetano, o que já indica a proposta conceitual da exposição", afirma Cadeh, segundo o artista "vai muito além de um jogo de palavras, pois reflete camadas culturais e políticas do Brasil".

O trabalho de Juaçaba desconstrói a obra do cantor e compositor baiano, um dos marcos do movimento tropicalista, e traz à tona temas de resistência, identidade e pertencimento, enquanto propõe uma nova leitura da cultura brasileira.

"A proposta é criar uma experiência sensorial que permita ao visitante perceber as complexidades do Brasil, onde música, poesia, política e identidade se fundem e muitas vezes se confrontam, revelando um país multifacetado e vibrante", reflete o artista.

Natural de Fortaleza, Cadeh é um dos destaques da atual geração da arte contemporânea no Ceará. Com uma carreira consolidada, Juaçaba é conhecido por suas obras que mesclam referências culturais locais e universais, sempre com uma forte pegada de crítica social e política.

Ao longo de sua trajetória, o artista tem explorado, por meio de diferentes mídias, a identidade brasileira, abordando questões de pertencimento, resistência e a constante reinvenção das nossas narrativas culturais.

"'A POLITICAR' também se conecta diretamente com o público local, oferecendo uma reflexão sobre as raízes culturais e políticas de Fortaleza. A cidade, um caldeirão de influências nordestinas e brasileiras, torna-se o cenário ideal para esse mergulho nas riquezas e contradições da cultura nacional", defende Cadeh.

Para o artista, "essa interação com o público fortalezense é crucial. Fortaleza, com sua diversidade e complexidade, é o lugar perfeito para discutir essas questões". Ele elabora: "A cidade, assim como a arte, é um reflexo das tensões e encontros de nossa história".

Entre as obras expostas, os visitantes poderão encontrar desde composições abstratas que evocam as cores e formas da natureza tropical até instalações imersivas que provocam uma interação direta com o público.

Cada peça oferece uma visão única sobre como o legado do tropicalismo e seus diálogos com a política e a cultura ainda reverberam em nossa sociedade.

Com esta mostra, Cadeh afirma querer provocar no visitante a vontade de se reconectar com as influências culturais brasileiras com um olhar renovado. "A exposição desafia o público a refletir sobre como as diferentes camadas culturais e políticas da nossa sociedade se conectam e se transformam".

Em tempos de polarização política e cultural, o artista aponta: "'A POLITICAR' surge como uma reflexão necessária sobre os caminhos que a arte e a cultura podem seguir para provocar um debate saudável e enriquecedor. A exposição se torna uma plataforma para questionar, provocar e incentivar uma visão crítica sobre o Brasil contemporâneo".

Exposição A Politicar

Quando: visitação até janeiro de 2025; horário de funcionamento: Terça a sábado, das 12 às 20 horas

Onde: Galeria Leonardo Leal - Rua Visconde de Mauá, 1515, no bairro Aldeota

Visitação gratuita

Mais informações: @galerialeonardoleal 

O que você achou desse conteúdo?