Logo O POVO+
TikTok planeja lançar livros físicos
Vida & Arte

TikTok planeja lançar livros físicos

|Leitura|Companhia responsável pela rede social TikTok já publica obras digitais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Efeito Booktok? Empresa responsável pelo TikTok planeja lançar livros impressos em editora própria (Foto: Freepik)
Foto: Freepik Efeito Booktok? Empresa responsável pelo TikTok planeja lançar livros impressos em editora própria

A empresa chinesa de tecnologia ByteDance, proprietária da rede social TikTok, pretende investir em livros impressos por meio de sua editora, 8th Note Press. Os planos foram anunciados em outubro, com previsão de publicação dos primeiros títulos em 2025.

A hashtag "booktok" soma 40,5 milhões de publicações na plataforma, alimentando a tendência de livros em diferentes gêneros literários. Em parceria com a editora independente Zando, a companhia deve se concentrar nas categorias mais populares, como romance, 'romantasia' e ficção para jovens adultos.

"Livros físicos ainda são, de longe, o formato mais popular, e certamente em gêneros específicos, alguns dos quais estamos tocando, eles ainda são superimportantes", explicou em nota ao New York Times o chefe editorial e de marketing da empresa, Jacob Bronstein.

A editora 8th Note Press já publica títulos em formato digital, na língua inglesa. Entre eles, "Gator Queen", de Tara Lush, e "Rebel Darling", de Valerie Best.

De acordo com publicação da Forbes em julho de 2024, a escritora de fantasia Sarah J. Maas vendeu quase 5 milhões de cópias impressas de suas três séries populares — "Trono de Vidro", "Cidade da Lua Crescente" e "Corte de Espinhos e Rosas".

O número coloca Maas na liderança em comparação às vendas combinadas dos 10 lançamentos mais populares do ano.

A autora é uma das principais referenciadas por usuários no TikTok, além de Colleen Hoover ("É Assim que Acaba") e Emily Henry ("De Férias com Você").

Usando a hashtag Acotar (sigla que faz referência ao título original de "Corte de Espinhos e Rosas"), a rede social aponta 1,5 milhão de postagens relacionadas à obra de Maas.

A palavra inglesa "booktok" também é utilizada entre os influenciadores e usuários brasileiros da rede social. O termo faz uma junção da palavra "book" (livro) e "TikTok", nome da plataforma em que os vídeos são publicados.

A palavra-chave já auxiliou até na popularização de Machado de Assis entre estrangeiros, após a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" encantar a influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak.

"O que eu vou fazer pelo resto da minha vida depois do livro? Tenho um monte de coisa para ler ainda, mas nada vai se comparar a isso daqui. Eu agora quero aprender português, preciso aprender", afirmou Novak em gravação no TikTok que possui 1,4 milhão de visualizações. (Penélope Menezes)

O que você achou desse conteúdo?