Multiplicidade é a palavra que define a 6ª edição do Festival Elos. O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro no Aterrinho da Praia de Iracema. Liniker e Alceu Valença estão entre as principais atrações. Vanessa, A Cantora, Gabi Nunes, blocos de Carnaval como Pra Quem Gosta é Bom, além do grupo musical circense Cheiro do Queijo são alguns artistas locais que completam a programação.
“O Elos sempre teve a proposta de ser um festival multicultural, diverso mesmo, atendendo muito ao que o público do Ceará gosta e quer assistir”, pontua Paulo Feitosa, idealizador do evento. “Acho que o diferencial desse ano são os encontros musicais do Nordeste”, continua Paulo, que também salienta que o line-up reflete a diversidade da classe artística fortalezense, que vai desde os blocos, passa pelo samba e o forró, entre as gerações distintas.
Abu da Pereba, um dos fundadores do coletivo O Cheiro do Queijo, celebra a pluralidade do evento. Para o artista, é o “ponto mais forte, resistente e bonito do festival”. “Porque o Ceará ele produz, ele consome, ele produz muita coisa, do interior a Capital, são vivências diferentes, produção diferente, e isso é muito rico, e é muito importante defender esse lugar”, argumenta o fundador do projeto, que nasceu em 2018 no Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes.
“Para quebrar essa coisa de hegemonizar a música, a cultura, de ter uma cultura modelo, ter um padrão de coisa. não velho, é diverso, nós somos seres diversos, nosso espírito está ligado com a realidade mesmo, de coisas, de experiência, de vivência diferente, sabe?”, reflete o músico sobre a relevância de programações culturais que abarcam a variedade artística da Cidade e do Estado.
O palhaço reafirma que ao escolher ser diverso, o Elos mostra também “a riqueza do que o Nordeste, do que o Brasil produz”. O vocalista do bloco de Pré-Carnaval “Pra quem Gosta é Bom”, Marcos Romano, diz que o evento trouxe uma “explosão de alegria”. O grupo convida ao palco duas outras figuras conhecidas do ciclo carnavalesco da Capital: Luxo da Aldeia e Bloco Mambembe.
“Traz um abraço afetivo em todos nós por vermos pessoas da cena do samba, do forró. Ver o Carnaval sendo representado para nós todos fez nos sentirmos envolvidos nessa energia ao ver nossos colegas e nos sentimos honrados em ser parte desse line-up”, comemorou Marcos.
O repertório do grupo O Cheiro do Queijo acompanha a diversidade proposta pelo evento. “A gente fez uma seleção de músicas voltadas para a ideia de baile mesmo, para a galera curtir o som”, detalha o artista. A banda possui dois discos, o primeiro leva o nome do grupo e foi produzido pelo Batuta e o segundo disco “Sound Circo” teve produção de Glhrmee, Batuta, Bito Beat e Morcego.
“Trouxemos umas letras com muito sarcasmo, uma coisa bem política assim, crítica, mas também uns ritmos dançantes”, continua o palhaço que integra o projeto ao lado de Bitu Beat e Morcego. “Passamos pelos gêneros do boom bap mais clássico ali, mas também trazendo pro reggaeton, pro próprio reggae, swingueira”, explica Abu.
A banda também trará a participação de ooutros artistas como Zé de Guerrilla e Carú Lina, ambos já parceiros conhecidos do grupo, o primeiro inclusive já gravou com o Cheiro do Queijo. Mateus Fazeno Rock também fará uma participação, cantando tanto músicas do projeto quanto de seu próprio repertório.
Marcos Romano, por sua vez, revela que montar o repertório para o festival foi um desafio, por causa da “limitação de tempo”. “Mas eu garanto que a gente tentou buscar o máximo de essência daquilo que a gente faz no Centro da Cidade, na Praça Valdemar Falcão, para trazer aquele gostinho de pré-carnaval de rua do Pra Quem Gosta é Bom, do baile do Pra Quem Gosta é Bom”, garante o vocalista do bloco.
Além das atrações musicais, o festival trará feira de empreendedorismo, arenas de festas e baterias de surf. “Essas iniciativas sempre fizeram parte da história do festival ao longo desses seis anos”, destaca o produtor, que também explica que as ações são frutos da parceria entre o evento e a Enel.
“É através dessa união que conseguimos expandir o tamanho do festival e fazer dele não só palco para os artistas, mas também para as artesãs e para os atletas”, ilustra. “O público poderá conhecer os produtos dessas mulheres e de várias outras marcas autorais que contribuem diariamente para a economia local e, claro, aproveitar o lugar mais democrático da cidade, que é a praia”, explica o também gestor cultural.
Confira as atrações do Festival Elos
Sábado, 23 de novembro
Alceu Valença
Khrystal e Juliana Linhares convidam Josyara
O Cheiro do Queijo recebe Zé de Guerrilla e Carú Lina
Pra Quem Gosta é Bom convida Bloco Mambembe e Luxo da Aldeia
Cortejo Farra da Jangada
DJ Viúva Negra
Comme Inna Di Dance Sound System convidados
Domingo, 24 de novembro
Liniker
Samba e Água Fresca: Dipas, Gabi Nunes, Belinho e Theresa Raquel
Mulher Barbada recebe Camaleoa e Agê
Vanessa A Cantora, Iara Pâmela, Bete Nascimento e Daniella Campelo
DJ Silas
Comme Inna Di Dance Sound System convidados
Festival Elos 2024
Quando: sábado, 23, e domingo, 24; horários das apresentações ainda não foram divulgados
Onde: Aterrinho da Praia de Iracema (av. Beira Mar, 1022 - Praia de Iracema)
Gratuito