Não podemos publicar o primeiro Guia Vida&Arte de 2025 e não falar da programação infantil. Com a criançada de férias, o mês de janeiro costumar ser agitado para as famílias. Não é segredo que Fortaleza tem ótimas opções ao ar livre, como as praias e os parques. Mas a capital cearense também propõe diferentes atividades nos equipamentos culturais e empreendimentos.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por exemplo, mantém ações contínuas de leitura direcionadas aos pequenos. É por lá que muitos têm o primeiro contato com contação de histórias ou leitura mediada. Já os shoppings buscam novidades e surpreendem com brinquedos infláveis. Ficou na dúvida? Veja mais opções abaixo.
Literatura infantojuvenil
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará prepara atividades especiais para o público infantojuvenil. Além do Pequenas Grandes Histórias, projeto realizado aos sábados e domingos, o equipamento também promove Mediação Lúdica de Leitura nos dias 15, 16, 22 e 23, sempre às 16 horas. Entre os artistas que participam das ações, estão Trupe Caba de Chega; Cia. Epidemia de Bonecos; Grupos Nós Dois; Grupo Zepelim Arte para Infância e Grupo Jardim das Diferenças.
Teatro
Espetáculos infantis fazem parte da grade de programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural (CDMAC) no mês de janeiro. Um dos destaque é o espetáculo "Napoleão", apresentados pelo grupo Pavilhão da Magnólia nos dias 4, 5, 11 e 12, a partir das 17 horas. Os bebês tem ações como o espetáculo "Borboletário - Teatro para bebês" nos dias 18, 19, 25 e 26, a partir das 17 horas.
Musical
A personagem famosa dos filmes ganha vida nos palcos com "Matilda - O Musical da Escola de Atores". O espetáculo conta a história de uma garota solitária que sofre com uma família dura e, na escola, lida com uma diretora opressiva. Para fugir desta realidade, ela encontra refúgio nos livros. Com direção geral de Kercyanne Gomes e direção artística de Marcelino Câmara, a produção busca expor a paixão pela educação e a criatividade como força para a mudança.
Pula Pula Park
Já imaginou mais de 12 mil m² apenas para brincadeiras? Este sonho é realidade no Pula Pula Park, projeto que chega ao Iguatemi Bosque com 13 brinquedos infláveis, espaço kids, área VIP e praça de alimentação. Por lá, tem escalada, carros de fórmula 1, navio pirata e até o coliseu! Vale lembrar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem direito a meia-entrada e acompanhamento gratuito.
É de congelar!
Esculturas feitas de gelo e temperaturas que podem chegar a 15º abaixo de zero. Sim, é possível vivenciar essa experiência em Fortaleza! Ela está logo no shopping RioMar Fortaleza e pode ser localizada no parque temático de gelo Iceland. Ao todo, são mais de 30 toneladas de gelo em um mesmo ambiente. As crianças talvez até reconheçam o Sid, personagem do filme "A Era do Gelo".
Imersão na natureza
Situada na Cidade dos Funcionários, a Floresta Urbana Sombra do Cajueiro pretende mergulhar as crianças na natureza a partir de vivências únicas. Debaixo das sombras das árvores, os pequenos se reúnem em grupo para explorar as possibilidades ofertadas pela recreação infantil. O local tem até colônias de férias com o projeto Tarde na Floresta, no qual os jovens podem descobrir novas habilidades por meio da arte e agricultura urbana. As vagas são limitadas e as inscrições devem acontecer por meio de link divulgado nas redes sociais.
Diversão e aventura
Diversão para todas as idades! Essa é a proposta do Vila Trampolim, empreendimento com sede em três shoppings da Capital. Com cores vibrantes, os visitantes podem se divertir em camas elásticas, piscina de espuma, basquete e percurso parkour. Também é possível realizar eventos privados, como aniversários.
Contos e Encantos
Nos domingos de janeiro, a Caixa Cultural reserva o espaço das crianças com contação de histórias, sempre às 16 horas. No dia 5, tem "A Cigarra e a formiga", sobre planejamento e solidariedade; dia 12,"O rato da corte e o rato do campo", aborda a simplicidade; dia 19, "O Cervo da fonte fala sobre valorizar as próprias qualidades; dia 26, "A raposa e as uvas" ensina sobre perseverança e reconhecer limites.