Logo O POVO+
Nova HQ de Fabien Toulmé faz reflexão sobre as relações de trabalho
Vida & Arte

Nova HQ de Fabien Toulmé faz reflexão sobre as relações de trabalho

Em "Reflexos do Mundo: Trabalhar é Viver", Fabien Toulmé faz reflexão sobre as relações de bem-estar e ocupação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Nova obra de Fabien Toulmé foi lançada no Brasil (Foto: Editora Nemo/Divulgação)
Foto: Editora Nemo/Divulgação Nova obra de Fabien Toulmé foi lançada no Brasil

O quadrinista Fabien Toulmé retorna às livrarias do Brasil com uma obra que combina a profundidade de uma grande reportagem com a narrativa visual dos quadrinhos. Em "Reflexos do Mundo: Trabalhar é Viver", o francês explora a complexidade das relações de trabalho contemporâneas, trazendo um olhar sensível e investigativo sobre o impacto do emprego na vida das pessoas ao redor do mundo.

Com cores do cearense Miguel Felício, a HQ é dividida em três atos distintos, que abordam experiências em contextos sociais e culturais bastante diferentes.

O autor parte da "Grande Demissão" ("Great Resignation"), um fenômeno observado nos Estados Unidos após 2020, que revelou uma onda de demissões. Na jornada, Toulmé ecoa as vozes de trabalhadores de diferentes classes sociais e contextos, desde banqueiros de investimentos até agricultores em situação de vulnerabilidade.

A narrativa - permeada pela pergunta recorrente "O que você faria se tivesse dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar?" - convida o leitor a refletir sobre o papel do trabalho na existência humana.

No primeiro ato, Toulmé entrevista profissionais como Austin, um ex-banqueiro de investimentos que trocou a vida corporativa e os altos salários por uma existência simples, centrada em sua paixão por música. A mudança ilustra um dos temas centrais do livro: a busca por realização pessoal além do prestígio profissional.

Fabien faz o leitor pensar sobre a felicidade e até que ponto o trabalho nos faz atingir a completude. Mas o autor não se limita a este tipo de trabalhador, buscando ao máximo a pluralidade para os seus entrevistados. O que amplia e beneficia a discussão principal da obra.

Segundo ato de Fabien Toulmé

O segundo ato é marcado por um tom sombrio, em decorrência de situações que o autor descobre durante suas entrevistas. Ele viaja à Coreia do Sul. Lá, aborda o fenômeno do "karoshi" (morte por excesso de trabalho), entrevistando funcionários da Coupang, uma gigante do e-commerce semelhante a Amazon. A narrativa ganha intensidade com os quadros monocromáticos em tons de azul, que traduzem a tristeza e a exaustão dos trabalhadores.

 Nesse ponto, o leitor já está familiarizado com o ritmo e o tom das entrevistas realizadas por Fabien, e tem bastante facilidade de entender não apenas a situação, mas também como a cultura de cada local influencia as situações.

No caso da Coreia do Sul fica muito claro que a pressão social é algo que determina a relação dos trabalhadores e a empresa para as quais prestam serviço. Nesse ponto, notamos o drama da "uberização" das profissões - quando os trabalhadores são expostos a longas jornadas e não possuem direitos trabalhistas - e a falta de comprometimento das empresas com seus prestadores de serviço.

Por fim, no terceiro ato, Toulmé visita o arquipélago de Comores, onde trabalhadores enfrentam condições subumanas para produzir matérias-primas de luxo - como o ylang-ylang, usado em perfumes de alto padrão. A abordagem ressalta como a precarização afeta desproporcionalmente comunidades vulneráveis.

Mas, ao mesmo tempo, joga o holofote na relação de cumplicidade e respeito entre os trabalhadores daquele local, que buscam melhorias para todos. Mostrando que existe, sim, a possibilidade de organizar e não virar "refém" dos patrões.

O quadrinho não é apenas uma obra de entretenimento; é uma convocação ao debate sobre a precarização. Para um mundo que ainda luta para entender o equilíbrio entre trabalhar e viver, a obra de Toulmé é, sem dúvida, uma contribuição valiosa e necessária.

Reflexos do Mundo: Trabalhar é Viver

  • Onde encontrar: www.grupoautentica.com.br
  • Valor: R$ 129,80

 

O que você achou desse conteúdo?