A Escola Porto Iracema das Artes realiza nesta sexta-feira, 14, às 19 horas, a abertura da exposição fotográfica "Territórios do não-dito". Com visitação gratuita, a mostra permanece na Galeria Leonilson, espaço do equipamento cultural, até o dia 7 de março.
Configurando-se como encerramento do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Escola, a exposição convida o público a refletir sobre sutilezas e resistência.
Por meio da combinação de fotografias com instalações feitas de diferentes materiais, as obras tecem narrativas relacionadas à ancestralidade, corpo e território. Para cada visitante, as imagens propõem um passeio por memórias e silêncios que habitam os espaços imaginários onde a palavra não chega, incitando o público a realizar interpretações e a desvendar o que não foi dito.
"Territórios do não-dito" reúne obras do coletivo formado por Amaris Viera, Aracy Frutuoso, Brenda Miranda, Duda Rocha, Isadora Ellery, Monã Esú e Teo Aquino, jovens que participaram do Programa de Formação Básica e que passaram pelo percurso de "Fotografia e suas Artesanias".
Durante o desenvolvimento do trabalho, o grupo teve tutoria em "Processos Criativos" com Fernando Maia da Cunha, "Arte Contemporânea" com Júnior Pimenta, "Expografia" com M. Dias Preto e Santiago Ridmuim, e "Montagem" com Edson Filho (Oggin).
Abertura da exposição "Territórios do não-dito"