A aguardada cerimônia de premiação do Oscar 2025 vai ocorrer no próximo domingo, 2 de março. Até lá, muita expectativa entre os brasileiros para saber se "Ainda Estou Aqui" - filme de Walter Salles estrelado por Fernanda Torres - vai ganhar alguma estatueta.
Para quem ainda não viu as obras cinematográficas e deseja conhecer os concorrentes da produção brasileira na categoria de "Melhor Filme", ainda há tempo para ir ao cinema ou assistir nos streamings. O POVO fez um levantamento com os filmes indicados na categoria e onde assistí-los. "Ainda Estou Aqui" também está na disputa como "Melhor Filme Internacional" e Fernanda Torres está no páreo na corrida para o título de "Melhor Atriz".
O horário estipulado para a transmissão da 97ª edição do prêmio, que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, é 21 horas (horário de Brasília), com transmissão na TV aberta (Globo) e fechada (TNT), além do Gshow, e do serviço de streaming (Max).
"A Substância"
O filme dirigido por Coralie Fargeat é estrelado por Demi Moore como Elisabeth Sparkle, uma celebridade em decadência que perde o emprego devido à sua idade. Ela toma uma droga que cria uma versão jovem de si mesma.
"Ainda Estou Aqui"
O filme narra a história de uma família despedaçada pela ditadura militar. Quando o deputado Rubens Paiva é preso, seu desaparecimento leva Eunice a lutar pelo reconhecimento da morte do marido. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
"Anora"
A comédia dramática de Sean Baker traz Mikey Madison no papel de Anora, uma prostituta que se casa com o filho
de um oligarca.
"Conclave"
No filme de Edward Berger, o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) conduz o conclave que elegerá um novo papa.
"Duna: Parte 2"
A continuação do filme de Denis Villeneuve explora a ascensão de Paul Atreides (Timothée Chalamet) e a luta contra as forças imperiais que exploram o planeta Arrakis.
"Emilia Pérez"
O musical, dirigido por Jacques Audiard, é estrelado por Karla Sofia Gascón, primeira mulher trans indicada como Melhor Atriz.
"Nickel Boys"
Baseado no romance "O Reformatório Nickel", o filme dirigido por RaMell Ross acompanha dois jovens negros na fictícia Nickel Academy, inspirada em uma escola de reforma real.
"O Brutalista"
Dirigido por Brady Corbet, o filme narra a trajetória de László Tóth (Adrien Brody), um arquiteto judeu-húngaro sobrevivente do Holocausto que migra para os EUA. Felicity Jones e Guy Pearce também estrelam.
"Um Completo Desconhecido"
O filme biográfico de Bob Dylan, estrelado por Timothée Chalamet, retrata a ascensão do músico e a polêmica sobre o uso de instrumentos elétricos. No elenco, estão Edward Norton e Monica Barbaro.
"Wicked"
A adaptação do musical da Broadway, dirigida por Jon M. Chu, traz Cynthia Erivo como Elphaba e Ariana Grande como Glinda. O filme cobre a primeira metade do espetáculo.