A escritora estadunidense Lisa Jane Smith morreu, no último dia 8, aos 66 anos de idade. A informação somente foi divulgada nesta terça-feira, 25, no site oficial da autora, detalhando que ela “partiu em paz” após uma “longa doença” não revelada.
“Lisa era uma alma gentil e amável, cujo brilhantismo, criatividade, resiliência e empatia iluminaram as vidas de sua família, amigos e fãs. Ela será lembrada por seu espírito imaginativo, seu papel pioneiro na ficção sobrenatural e sua generosidade, calor e coração, tanto dentro quanto fora das páginas”, relembra o comunicado.
Nascida em 4 de setembro de 1958, no estado da Flórida, L. J. Smith, nome pelo qual assinava suas obras, iniciou a trajetória literária ainda na infância após incentivo de professores durante o ensino básico.
Em 1987, publicou seu primeiro livro, “Night of the Solstice”, dando início a uma série de obras ambientadas no universo sobrenatural. Nos anos seguintes, publicou “Heart of Valor” (1990), “Dark Visions” (1994), “The Forbidden Game” (1994) e “Night World” (2008).
O ápice da carreira de L. J. Smith veio com a série de romance sobrenatural “The Vampire Diaries” (1991), tendo sido adaptada para a televisão no início dos anos 2010. A produção homônima tinha os atores Nina Dobrev, Paul Wesley e Ian Somerhalder e foi exibida no Brasil pelo SBT.
Publicado em 1992, a trilogia “The Secret Circle” também ganhou versão audiovisual transmitida no Brasil pela Warner Channel.
“Seus romances não apenas entretinham, mas também ofereciam consolo e inspiração, tornando-a uma companheira querida para leitores ao redor do mundo”, acrescentou o comunicado no site da autora.