No Brasil da década de 80, pós-ditadura, uma das manifestações de liberdade se expressou pelo corpo. O naturismo ganhou adeptos. Uma quantidade sem medida precisa, mas a década é apontada como de expansão da experiência. Prática que prega o autorrespeito e o respeito ao próximo, não deixa de despertar interesse no Brasil de 2022, com seu viés conservador.
Descrita pelos praticantes como uma filosofia de vida, uma das características é a nudez social. No Brasil existem oito praias naturistas, regulamentadas por leis municipais, para proteção dos banhistas que frequentam o ambiente.
O cearense Kássio Lima, 34 anos, teve sua primeira experiência em uma praia de naturismo no ano de 2020 em Tambaba, na Paraíba. Ele conta que fez a visita com outros três amigos. Explica que, inicialmente, a frente do local tem uma espécie de portal. Ao passar por ele, as pessoas são orientadas por um profissional a retirar as peças de roupa. Para entrar na área reservada aos naturistas, é necessário estar acompanhado. Além desta regra, existe um painel com outras indicações sobre o que é ou não permitido.
“Para mim, que nunca havia me despido na frente de tantas pessoas foi constrangedor inicialmente, tendo em vista as várias dúvidas que temos sobre locais como estes. Porém, após minutos você se sente literalmente à vontade, porque nada lá dentro é como supomos; pois ninguém te observa. As pessoas em suas turmas estão se divertindo e curtindo uma praia comum, só que pelados”, contou Kássio. Sobre a experiência, o cearense disse todas as pessoas deveriam ir à uma praia naturista pelo menos uma vez na vida para desfrutar da “liberdade” que ele sentiu. "Pretendo voltar um dia”, finaliza.
Engana-se quem acha que “é tudo a mesma coisa”. A nudez pode ser entendida de diversas formas, como erótica, sensual ou naturista, por exemplo. Entretanto, muitas pessoas confundem e acabam utilizando erroneamente nudismo e naturismo como sinônimos.
Em entrevista ao O POVO, a presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), Paula Silveira, conta que o naturismo é uma filosofia de vida, caracterizado pela nudez social em harmonia com a natureza, encorajando o autorrespeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente existem 23 entidades filiadas, sendo 13 associações, dois clubes, oito entidades parceiras, além de oito praias oficiais por todo o Brasil.
Diferente do nudismo, que é uma prática ramificada ao conceito de naturismo e consiste na não utilização de roupas para atividades em ambientes coletivos. Essa atividade pode ser feita em praias, lagos e outros espaços. Nesses espaços, a nudez não é encarada de forma sexual, mas sim como uma forma de se conectar com a natureza.
Paula ressalta que atualmente muitas pessoas estão abusando do termo “nudismo” e utilizando erroneamente a palavra para algo que está ligado a atividades que envolvem práticas com contextos sexuais. O que é diferente do contexto pregado pelo naturismo.
Bastante difundido em alguns países europeus, o naturismo tem como uma de suas práticas mais marcantes, a nudez social. Mas para entender como isso ocorreu é preciso voltar a 1896, em Berlim, na Alemanha.
Adolf Koch, um professor de Educação Física que ensinava em um bairro operário, propôs um experimento para seus alunos. Ele os incentivou a fazer exercícios físicos completamente nus, com o objetivo de melhorias na saúde de quem colaborou com o estudo.
Tempos depois, notaram que os partícipes ficaram mais corados, felizes e animados. Após notarem os bons resultados, os pais dos jovens começaram a adotar o ato, que recebeu inicialmente o nome de nudismo, tendo seu nome alterado em 1950.
O primeiro local dedicado ao naturismo surgiu em 1906, também na Alemanha. Além dos exercícios físicos, os adeptos começaram a se preocupar com a alimentação, baseada geralmente no vegetarianismo.
Somente após o fim da Primeira Guerra Mundial que o naturismo começou a ser difundido para o resto do mundo, como os Estados Unidos. Hoje, apesar dos preconceitos por causa da falta de informação, ela conta com adeptos em diversos países.
Em 1953 foi fundada a primeira federação internacional na França, com o intuito de difundir e defender quem estiver interessado na filosofia.
A marca britânica de roupas de banho Pour Moi, divulgou no ano passado uma lista que aponta 39 países onde o naturismo é permitido (em verde), 39 que são proibidas (em vermelho), enquanto que outras 29 têm leis ambíguas com relação ao assunto (mostarda). As áreas em cinza significam que não há informações de classificação suficientes disponíveis para banhos de sol para nudistas.
No Brasil, a atriz Luz del Fuego implementou o naturismo entre 1940 e 1950, sendo a fundadora do Partido Naturista Brasileiro, recebendo o apoio de 50 mil assinaturas. A data de seu nascimento, 21 de fevereiro, foi instituída como dia do naturismo em sua homenagem.
Em 1988 foi criada a primeira praia de naturismo do Brasil, em Santa Catarina. A praia do Pinho recebe até hoje banhistas nus.
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente existem 23 entidades filiadas, sendo 13 associações, dois clubes, oito entidades parceiras, além de oito praias oficiais por todo o Brasil.
Paula Silveira, presidente da FBrN, conta que é inviável citar um número de praticantes de naturismo no Brasil, uma vez que as praias não possuem controle de acesso para contagem de visitantes. Porém, oficialmente, cadastrados com carteira de identidade naturista, regulamentada pela Federação, existem 600 pessoas.
No Ceará, que não possui praias com a permissão da nudez social, foi criada em 2020 a Associação de Naturistas do Ceará (Anace). Com um total de 23 membros, eles se reúnem mensalmente em eventos privados. O encontro acontece geralmente em casa de praia, sítios, residências com piscina, para confraternizar totalmente despidos.
“A Anace surge com o intuito de se ter um envolvimento maior com a natureza e com o seu eu interior, bem como se libertar de preconceitos, padrões corporais estabelecidos pela sociedade, tabus e dogmas. E sobretudo ter a liberdade de se estar nu”, diz Evandro Cruz, presidente da associação.
Evandro conta que já pratica o naturismo há 10 anos, visitando as praias pelo Brasil. Mas para que ele pudesse viver essa filosofia de vida no Ceará, onde mora, começou a pesquisar sobre pessoas e locais para se filiar.
Entretanto, ele vê ainda muito preconceito sobre o assunto e usa as redes sociais para levar informação sobre a filosofia que segue, e os benefícios que ela pode proporcionar.
“O preconceito é algo que destrói qualquer forma de ideia, pensamento e também a nossa vontade de ir contra o que a sociedade sempre nos impõe. Infelizmente a nudez ainda está muito ligada às questões da sexualidade. Precisamos, mais do que nunca, desmistificar e eliminar da cabeça das pessoas que o naturismo é porta aberta para o sexo sem limites”, desabafou.
É permitido homem entrar sozinho? Como devo me comportar? Posso tirar foto? Essas são algumas dúvidas frequentes para os banhistas de primeira viagem. Por isso, a Federação Brasileira de Naturismo, entidade que coordena a prática de naturismo no Brasil, prevê uma série de normas, que tem o objetivo de garantir um padrão de comportamento ético em suas áreas afiliadas.
Entre as regras não é permitido fotografar ou filmar frequentadores da praia sem a devida autorização. Além disso, é proibido comportamento de cunho sexual, portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.
Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória em relação a outros naturistas ou visitantes também pode gerar punições, desde advertência ou mesmo ficar impedido de frequentar a praia. Outro ponto curioso é sobre homens entrar sozinhos nessas praias. Como cada local tem suas regras próprias, é preciso verificar se é aceito ou não. Em Tambaba, por exemplo, não é permitido.
Além das normas estabelecidas pela entidade, cada estado tem suas leis de comportamento para frequentadores desse ambiente. O descumprimento é considerado ilícito penal, previsto nos códigos Legislativos Brasileiro.
Cada associação ligada à FbrN tem suas regras para quem deseja participar dos encontros. Na Anace, por exemplo, entre os critérios estabelecidos estão participar de uma entrevista, online ou presencial, participar de pelo menos dois eventos promovidos pela entidade e por último se associar.
“O Naturismo para mim foi libertador. Viemos de uma educação muitas vezes repressora, onde ficar nu é feio e proibido. É uma filosofia de vida, onde a liberdade de estar nu é sentida e compartilhada com o seu próprio eu interior, curando bloqueios, repressões, te mostrando a leveza de se viver bem com vc e seu corpo”, falou Evandro Cruz.
No Brasil, oito praias são autorizadas a receber adeptos do naturismo. Esses espaços são devidamente autorizados pelos municípios e reconhecidos pela Federação Brasileira de Naturismo. São elas: