Logo O POVO+
Capitão Wagner lidera entre todos os segmentos, menos entre mais ricos
Reportagem Seriada

Capitão Wagner lidera entre todos os segmentos, menos entre mais ricos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 1º turno em Fortaleza
Episódio 1

Capitão Wagner lidera entre todos os segmentos, menos entre mais ricos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 1º turno em Fortaleza
Episódio 1
Tipo Notícia Por

 

 

Primeira rodada da pesquisa Datafolha para o primeiro turno da eleição em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra que Capitão Wagner (União) sai na frente na disputa pela Prefeitura da Capital, com 33% das intenções de voto.

Depois dele, aparecem José Sarto (PDT), com 16%, André Fernandes (PL), com 12%, Evandro Leitão (PT), com 9%, e Célio Studart (PSD), com 8%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, todos os quatro estão tecnicamente empatados na 2ª posição.

A liderança de Wagner também se repete em todos os segmentos de idade, escolaridade e renda familiar mensal que compõem a amostra da pesquisa, com exceção de um: o de eleitores com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos.

 

Pesquisa estimulada para Prefeitura de Fortaleza Eleições 2024

 

 

Renda: Wagner e Evandro empatam entre mais ricos; Sarto vai bem entre mais pobres

Entre mais ricos, Wagner tem 27% das intenções de voto. Já o candidato do PT, Evandro Leitão, aparece na 2ª colocação, com 20%. Neste segmento, portanto, Wagner e Evandro estão tecnicamente empatados. Já Sarto, Fernandes e Studart aparecem todos com 12%.

Entre eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos, Wagner lidera com 34%. Neste segmento, o prefeito José Sarto atinge sua mais alta pontuação, somando 20% das intenções de voto. Ele é seguido por André Fernandes, com 9%, Célio Studart, com 8%, e Evandro Leitão, com 6%.

Na "classe média", com renda entre dois e cinco salários mínimos, Wagner lidera com 33%. A segunda colocação numérica, no entanto, fica com André Fernandes, que atinge 16% das intenções de voto. Neste grupo, Sarto tem 13%, Evandro tem 12% e Célio tem 8%.

 

 

Gênero: André Fernandes tem mais dificuldade com eleitorado feminino

Na análise por gênero, dado que mais se destaca é a composição do eleitorado de André Fernandes, majoritariamente masculino. Com 12% das intenções gerais de voto, o candidato do PL conta com voto de 16% dos homens e apenas 8% das mulheres.

Os demais candidatos apresentam maior paridade entre os gêneros, com percentuais semelhantes entre homens e mulheres. Capitão Wagner, por exemplo, tem intenção de voto de 33% dos homens e 34% das mulheres. Já Sarto tem 15% do eleitorado masculino e 18% do eleitorado feminino.

 

 

Idade: Wagner vai melhor entre 35 a 44 anos, Sarto e Célio entre os mais jovens

Capitão Wagner lidera entre todos os segmentos de idade levantados pela pesquisa, indo melhor principalmente entre eleitores de 35 a 44 anos. Neste grupo, o candidato do União Brasil soma 44% das intenções de voto, seguido por José Sarto, com 12%, André Fernandes, com 9%, Célio Studart, com 8%, e Evandro Leitão, com 6%.

Entre os mais jovens, entre 16 a 24 anos, Wagner lidera com 34%. Já o prefeito José Sarto fica na segunda colocação, com 20%. Depois, aparecem Célio Studart, que se destaca no segmento e tem 18%, André Fernandes, com 12%, e Evandro Leitão, com 5%.

 

 

 

Escolaridade: Sarto vai melhor entre pessoas só com ensino fundamental

Na segmentação do eleitorado por escolaridade, Capitão Wagner lidera em todos os cenários, com 35% do eleitorado com ensino fundamental, 35% com ensino médio e 26% com ensino superior.

Outro dado que se destaca é a performance de José Sarto, que vai melhor e chega a 20% entre eleitores só com o ensino fundamental. Entre eleitores com ensino médio e ensino superior, desempenho do prefeito é de 15% e 14%, respectivamente.

 

 

Metodologia

O Datafolha ouviu presencialmente 644 eleitores de Fortaleza entre a última segunda-feira, 24, e a última quarta-feira, 26. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo de Comunicação O POVO, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-01909/2024 e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%.

 

O que você achou desse conteúdo?