Logo O POVO+
Craques dos bastidores: conheça Everaldo Santana, preparador de goleiros do Ceará
Reportagem Seriada

Craques dos bastidores: conheça Everaldo Santana, preparador de goleiros do Ceará

Ex-arqueiro, pernambucano defendeu o Vovô como jogador em 2004. É o responsável por treinar os goleiros alvinegros desde 2012, casou com filha de funcionária do clube e tem insônia quando o Ceará perde
Episódio 1

Craques dos bastidores: conheça Everaldo Santana, preparador de goleiros do Ceará

Ex-arqueiro, pernambucano defendeu o Vovô como jogador em 2004. É o responsável por treinar os goleiros alvinegros desde 2012, casou com filha de funcionária do clube e tem insônia quando o Ceará perde
Episódio 1
Tipo Notícia Por

 

Uma trajetória iniciada há 12 anos, mas um conhecimento de clube que ultrapassa duas décadas. A história de Everaldo Gonçalves Santana, conhecido como “Taffa” — em alusão a Taffarel, ex-goleiro da seleção brasileira —, está interligada ao Ceará Sporting Club.

Atuando como preparador de goleiros do Alvinegro desde 2012, o pernambucano de 45 anos teve passagem pelo clube de Porangabuçu como atleta profissional em 2004, sob o comando do ex-treinador Lula Pereira, e construiu a família a partir do time cearense.

Natural de Camaragibe (PE), Everaldo Santana iniciou a trajetória no futebol como jogador em 1997. A carreira durou pouco tempo, com o ex-goleiro tendo passagens por clubes do Norte e do Nordeste do Brasil e também do exterior, na Bélgica, mas sem conseguir atingir o topo do esporte. Em solo cearense, atuou em Uniclinic, Icasa, Guarany de Sobral e Ceará. Em 2011, decidiu, com muitas dúvidas, iniciar a carreira como preparador de goleiros a convite de um conhecido.

A sogra de Everaldo - dona Helena - trabalha no Ceará há mais de 50 anos, desde os 14 anos(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES A sogra de Everaldo - dona Helena - trabalha no Ceará há mais de 50 anos, desde os 14 anos

“O início, pelo fato de ter sido goleiro e o meu cunhado ter sido atacante na Bélgica, o vizinho dele, que era presidente de uma equipe, me convidou para ser preparador de goleiros e jogar na equipe e o meu cunhado para ser treinador e jogar na equipe. […] Quando retornei para Fortaleza, chegando na cidade, recebi o convite do Ceará para integrar a categoria de base. Ingressei, claro, cheio de dúvidas, é diferente de ser um atleta de futebol, onde você é comandado”, explicou. 

No início, devido à inexperiência, Everaldo se questionava sobre quais treinamentos iria aplicar para os goleiros. Para isso, buscou no mundo acadêmico as respostas para as dúvidas: formou-se em Educação Física, realizou cursos e hoje tem Licença B pela Associação de Treinadores do Futebol Argentino (ATFA). A experiência obtida em mais de 10 anos de carreira o colocaram na prateleira de um dos principais preparadores do país.

Everaldo Santana nasceu em Camaragibe (PE) e começou no futebol como jogador em 1997(Foto: Felipe Santos / Ceará SC)
Foto: Felipe Santos / Ceará SC Everaldo Santana nasceu em Camaragibe (PE) e começou no futebol como jogador em 1997

O trabalho à frente do Ceará trouxe networking, potencializando o aprendizado de Everaldo Santana. O preparador, além de contatos com outros profissionais da área do futebol brasileiro, dialoga com preparadores de potências europeias, como Arsenal, da Inglaterra, e Paris Saint-Germain, da França, para entender processos e compartilhar metodologia de trabalho.

“Antigamente, quando iniciei minha carreira, a informação era muito difícil. Se eu quisesse ser treinador de goleiros, mesmo sendo goleiro, para poder saber o que é feito em algum clube, até mesmo aqui no lado, eu não tinha acesso. Teria que fazer estágio, ficar 30 dias para ver. Hoje, a informação é muito vasta. Tenho feedback de pessoas de outros países, do PSG, do Arsenal, de grandes centros, onde eles compartilham o que eles fazem”, contou.

 

 

O trabalho no dia a dia do Ceará

O dia a dia do “Taffa”, ao lado de Marcos Paulo, passa por preparar os arqueiros do Vovô nos aspectos físico, tático e psicológico. Além disso, os profissionais participam ativamente da comissão técnica de Vagner Mancini, sendo, muitas vezes, responsáveis pela escalação — como voto final — do goleiro titular.

“Somos responsáveis por preparar o goleiro fisicamente, taticamente, de acordo com o modelo de jogo do treinador. Tecnicamente, ajustar as carências que tem. Mas o mais importante de um goleiro, pelo fato de ser uma posição que o erro tem que estar próximo a zero, é a parte mental. Não é só o treino que é importante, é um departamento, que a parte de confiança tem que ser extremamente importante”, pontuou.

Everaldo trabalhou com goleiros de destaque no cenário nacional, como Fernando Prass, multicampeão por Vasco e Palmeiras, e Renan, bicampeão da Libertadores e campeão do Mundial de Clubes pelo Internacional(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Everaldo trabalhou com goleiros de destaque no cenário nacional, como Fernando Prass, multicampeão por Vasco e Palmeiras, e Renan, bicampeão da Libertadores e campeão do Mundial de Clubes pelo Internacional

Em mais de uma década, Everaldo teve a oportunidade de trabalhar no Ceará com goleiros de destaque no cenário nacional, como Fernando Prass, multicampeão por Vasco e Palmeiras, e Renan, bicampeão da Libertadores e campeão do Mundial de Clubes pelo Internacional. 

“Você acha que vai ser mais difícil, ter vaidade, mas é totalmente o contrário. Tive o privilégio de trabalhar com todos esses nomes, mas todos eles são atletas que se cuidavam, porque tinham o entendimento da dificuldade. […] É difícil manter regularidade, eles sabem disso. Eles me ajudaram também, eu pedia para fazer e faziam, não questionavam, davam respostas com performance. Foi um aprendizado muito grande”, comentou.

“Ele (Fernando Prass) era referência de trabalho para os que estavam aqui, Richard e os outros, porque ele trabalhava muito mais que os outros. Isso me ajudava a mostrar que o cara não ganhou tudo isso não por acaso. Vejam a conduta, a disciplina, chega cedo no clube, vejam por que que ele dá resposta, por que ficou rico no futebol. Tudo tem o seu preço”, concluiu.

Durante a trajetória, o ex-jogador também contribuiu para a evolução dos goleiros do clube, incluindo os mais vencedores. Apesar da quantidade de títulos, o preparador tinha atenção para identificar cenários de dificuldade e trabalhar, individualmente, para os arqueiros chegarem ao melhor nível.

Everaldo Santana faz questão de mencionar sua gratidão ao Ceará, clube que lhe deu oportunidade de ressimbolizar seu papel no futebol(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Everaldo Santana faz questão de mencionar sua gratidão ao Ceará, clube que lhe deu oportunidade de ressimbolizar seu papel no futebol

“O Ceará me deu uma oportunidade de mostrar meu trabalho, mesmo sem estar pronto para executar ele. Tinha dúvidas sobre o que fazer. Muitas pessoas não sabem quem é o preparador de goleiros do Ceará. Sou muito grato ao Ceará por ter me aberto as portas. Pessoas do Paris Saint-Germain, Arsenal e de outros países me conhecem e, por contrapartida, o Ceará, graças a isso, graças ao Ceará", pontuou o pernambucano.

"Se não tivesse trabalhando no Ceará, poderia estar até trabalhando numa escolinha, mas quem iria observar uma pessoa que trabalha em escolinha? Graças ao clube, à visibilidade que o Ceará te dá, eu sou muito grato a esse clube. Por isso sinto muito quando a equipe não corresponde em campo, os insucessos afligem muito. Não consigo dormir quando perde, fico preocupado com as consequências. Só quem vê isso é a esposa e as filhas”, completou.

 

 

Rebaixamento à Série B, sonho com o clube e papel do Ceará

Everaldo Santana revelou que alguns atletas do elenco estavam indispostos para livrar o clube do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2022. Não é o caso dos arqueiros, que foram enaltecidos por ele. À época, no duelo contra o Avaí, João Ricardo, Richard e Vinícius Machado estavam com a delegação. Este, inclusive, foi o momento mais difícil para o preparador no clube.

“Para você conseguir sucesso tem que ter abnegação, honestidade, coisas positivas. Nesse grupo (de 2022) nem todos eram assim. Não citarei nomes. Quando a equipe realmente caiu, disse para todos os três goleiros, João Ricardo, Richard e Vinícius Machado: 'Vocês levantem a cabeça, vocês honraram camisa do Ceará. Deram o melhor de vocês. O resultado de vitória não depende apenas de vocês, é do coletivo'. A equipe não era ruim”, ponderou.

Everaldo Santana é chamado de Taffa, referência a Taffarel, ex-goleiro da Seleção Brasileira(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Everaldo Santana é chamado de Taffa, referência a Taffarel, ex-goleiro da Seleção Brasileira

“O sonho é ver o Ceará novamente brilhando (na Série A). Sou de Camaragibe, no Pernambuco, e o Ceará me proporcionou vivenciar coisas desportivamente excelentes. A minha mãe, que é pernambucana, que não acompanhava nem futebol, hoje acompanha todas as redes sociais, sabe de notícias do clube mais do que eu. Chega a se envolver em escalar a equipe, dizer jogador A ou B. Hoje minha família é toda Ceará, quando vou para Recife, tenho que levar entre 10 e 20 camisas”, revelou Everaldo. 

O preparador finalizou a entrevista de quase uma hora cheio de gratidão ao clube, afinal, foi a partir do Ceará que ele conheceu a esposa, filha de dona Helena, colaborada do Alvinegro de Porangabuçu há mais de 50 anos. Em Fortaleza, casou, construiu a família e contribuiu para o sucesso do Vovô.

“A minha sogra trabalha no clube há mais de 50 anos, a dona Helena. É uma pessoa que tenho um respeito absoluto. É alvinegra de coração, está no clube desde os 14 anos. Não gosta da cor vermelha. Minhas filhas e esposa são todas Ceará. Sou um pernambucano que chegou aqui em 1999 para jogar, conheci minha esposa, casei. A história do clube, uma grande parte, é contada por essas pessoas”, contou.

Durante os 12 anos de trajetória no Vovô, Everaldo recusou proposta de seleção e clubes do Oriente Médio e da Ásia. Pela equipe profissional, conquistou oito troféus, sendo três títulos do Campeonato Cearense, três da Copa do Nordeste, um da Copa dos Campeões Cearense e um da Taça Asa Branca.

Clique na foto para expandir a imagem

 

O que você achou desse conteúdo?