Atribuindo a decisão à pandemia do novo coronavírus e a baixa nas vendas com “prejuízos significativos”, Ford fecha as portas, depois de uma década, para o Brasil. A alta e complexa carga tributária e os custos de logística no país são também apontados como motivos para o fechamento das fábricas. Enquanto isso, mais uma polêmica envolvendo as polícias militar e civil do país. A proposta apresentada na câmera é de dar mais autonomia para as tropas armadas e mudança na estrutura das polícias. Você concorda com isso? A polícia precisa ter mais autonomia no país? ou isso é um risco para a segurança pública e para nossa própria democracia? Sobre a saída da Ford do Brasil, de quem é a culpa? da pandemia?
Sobre o assunto, Ítalo Coriolano conversa com Lauro chaves, economista, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e integrante do Conselho Regional de Economia, Plínio Bortolotti, jornalista do O POVO e Rodrigo Marinho, advogado e professor de direito.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, não apoia a proposta e trabalha para impedir que a ideia seja incluída na reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. A Receita Federal, inclusive, apresentou críticas a esse tipo de medida. Sem descartar eventual debate sobre esse novo tributo, afirma que existem ações mais eficientes.
Em meio ao triste marco de 200 mil mortes pela Covid-19, o Instituto Butantan anuncia que a vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com a farmacêutica Sinovac, é segura e dispõe de 78% de eficácia na prevenção de infecção pela Covid-19. Pesquisa feita pelo Poderdata aponta que 75% dos entrevistados pretendem se vacinar, contra 16% que não querem o imunizante. Entre os apoiadores do presidente, 65% querem a vacinação.E você, também quer? A vacinação deve ser simultânea em todo o país? Ao debate!
Sobre o assunto, Marcos Tardin conversa com Osmar de Sá Ponte, sociólogo, professor da UFC e Alcântara Macêdo, economista.
Pela primeira vez em mais de 200 anos, um presidente norte-americano incita multidão em fúria a impedir a confirmação da escolha popular. O que está acontecendo com a democracia americana? Levando em consideração as posições e falas de Jair Bolsonaro sobre o sistema eleitoral brasileiro o mesmo pode ocorrer aqui no Brasil? Ao debate!
Sobre o assunto, Marcos Tardin conversa com Evandro Menezes de Carvalho, professor de direito internacional e coordenador do núcleo de estudos Brasil-China da FGV direito Rio, professor de direito internacional da universidade federal fluminense e consultor do China Desk do Veirano advogados, Plínio Bortolotti, jornalista do O POVO e Vitor Magalhães, repórter de política do O POVO.
Mas não é isso o que pensa o Ministro da Economia do próprio governo Bolsonaro. Paulo Guedes afirmou, hora depois dessa declaração do presidente, que a economia está voltando e que o setor privado está decolando, que apesar da pandemia, nossa economia está se recuperando de forma acelerada. Tanto Guedes quanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendem a vacinação em massa da população como essencial para que a economia, de fato, se recupere em 2021.
No início da pandemia, o desenvolvimento de uma vacina era quase impensável. Mas isso trouxe a união de cientistas do mundo todo, na corrida em prol de uma causa: criar uma vacina eficaz e segura contra o novo coronavírus. Agora, apenas 10 meses depois, alguns países já iniciaram seus programas de vacinação e as empresas na vanguarda já lideram na corrida contra o vírus Sars Cov- 2. Mas afinal, a que pé anda a vacina? O que as farmacêuticas têm a ganhar? A procura de vacinas por clínicas privadas pode causar prejuízos à rede pública? Ao debate!
Sobre o assunto, Ítalo Coriolano conversa com Plínio bortolotti, jornalista do O POVO, Maia Filho, advogado especialista em direito público e Keny Colares, infectologista do hospital São José