Logo O POVO+
Prefeitura já pode apreender motoristas de Uber e 99 sem adesivo
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Prefeitura já pode apreender motoristas de Uber e 99 sem adesivo

FORTALEZA, CE, BRASIL,  01-03-2019: Movimentação na rodovia BR 116 na saída para o carnaval. (Foto: Alex Gomes/O Povo) (Foto: ALEX GOMES)
Foto: ALEX GOMES FORTALEZA, CE, BRASIL, 01-03-2019: Movimentação na rodovia BR 116 na saída para o carnaval. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

Novela envolvendo o funcionamento (ou não) de aplicativos de transporte de passageiros em Fortaleza, como o Uber e a 99, ganhou novo episódio na última semana. Em meio ao impasse jurídico sobre o tema, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) editou novo decreto impondo uma série de regras quanto à identidade visual de motoristas do serviço, com penas de multa de R$ 1,5 mil e apreensão do veículo para profissionais irregulares.

Assinado no início do mês, o Decreto 14.415/2019 foi publicado na última quinta-feira, 9, um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucionais leis municipais que proíbam o funcionamento de serviços do tipo. Pela nova regra, os motoristas de Uber, 99, Cabify e afins precisarão rodar com um adesivo médio, de 14cmx14cm, na parte superior direita do vidro traseiro do veículo com os dizeres "este veículo trabalha por aplicativos".

"Identificadores" populares entre motoristas do serviço em Fortaleza, como painéis de LED ou outros sinais luminosos com referência ao nome do aplicativo, no entanto, foram proibidos pelo Decreto. "O veículo que operar descumprindo as normas previstas neste Capítulo será considerado como não cadastrado em plataforma digital de transporte e, como tal, poderá ser enquadrado na infração prevista no inciso I do art. 16 da Lei Municipal 10.751/2018", diz.

Além disso, fica obrigatório o uso de um selo interno de vistoria emitido pela Etufor, com QR Code e informações do veículo. As regras já haviam sido antecipadas há meses pela Prefeitura e pelas próprias empresas de transporte por aplicativos, mas passaram a ser exigidas a partir da publicação no Diário Oficial na última quinta. Até agora, no entanto, ainda é raro ver veículos do serviço seguindo as especificações da Prefeitura.

Os deputados e a educação

APENAS nove deputados federais do Ceará foram ao encontro com o governador Camilo Santana
APENAS nove deputados federais do Ceará foram ao encontro com o governador Camilo Santana (Foto: Mauri Melo)

Chamou a atenção a pequena quantidade de deputados federais do Ceará que participaram de evento liderado ontem pelo governador Camilo Santana (PT) para debater cortes do governo federal no ensino superior. Com presenças de peso de todos os quatro reitores de instituições federais no Estado, a reunião não teve o mesmo prestígio entre a bancada federal: dos 22 deputados federais cearenses, menos da metade estiveram no encontro, apenas nove.

Compareceram AJ Albuquerque (PP), Mauro Filho (PDT), José Guimarães (PT), Idilvan Alencar (PDT), André Figueiredo (PDT), Leônidas Cristino (PDT), Eduardo Bismark (PDT), Robério Monteiro (PDT) e Domingos Neto (PSD). Como não houve sessão na Câmara dos Deputados ontem, torço para que os parlamentares faltosos estivessem na rua, empenhados em reverter de alguma outra forma possíveis prejuízos para as universidades.

"Segurando a caneta"

Todo e qualquer ato administrativo que aumentar o gasto na folha de pagamento do Estado precisará ser antes aprovado de forma unânime pelo Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf). A nova norma, imposta em decreto, já em vigor, do governador Camilo Santana (PT), aumenta ainda mais a influência do seleto grupo, hoje formado por titulares e executivos de pastas relacionadas à economia.

Pedindo licença

A partir de hoje, assumo temporariamente o espaço diário da Coluna Política do O POVO, até o fim das férias do colega Érico Firmo. A responsabilidade é grande, mas espero contribuir para o debate com informação qualificada. O colunista titular volta no início de junho.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?