Logo O POVO+
Nova interrupção na transferência da tancagem
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Nova interrupção na transferência da tancagem

O processo de transferência da tancagem do Porto do Mucuripe para o Pecém sofreu nova interrupção. O secretário de Infraestrutura, Lúcio Gomes, informou que dessa vez houve questionamento do Terminal Químico de Aratu, do qual faz parte o grupo Ipiranga, atrapalhando os processos.

No final do ano passado, foram destravados investimentos no Mucuripe e iniciada a adequação da tancagem, o que já ajuda no abastecimento de combustível de Fortaleza. Essa foi uma vitória da Comissão dos Portos da OAB, que realizou várias audiências visando isso.

O governo vem negociando com as distribuidoras, e os próximos passos esperados são no sentido de transferência das empresas para o Pecém, mas falta definir quem arcará com os custos.

A OAB tem se colocado disponível para ajudar o governo neste processo. "É provável haver uma nova audiência para destravar os problemas jurídicos", afirma Rachel Philomeno, presidente da Comissão dos Portos da OAB.

PRA LÁ DE MARRAKESH

A próxima reunião da Rede de Câmaras Portuguesas ocorrerá no Ceará. A decisão foi tomada ontem, em Marrakesh. Atualmente, existem 45 câmaras portuguesas no mundo, sendo 17 somente no Brasil. Mesmo com essa forte concorrência, a Câmara Brasil Portugal no Ceará conseguiu vencer representantes inclusive da Rússia, Suíça e Vietnã para sediar o evento, que será realizado em 2020. Ou seja: é mais uma vez o Ceará no radar dos investimentos internacionais.

Miguel Marques
Miguel Marques

BOM RESULTADO DOS PORTOS

O Ceará é avaliado como um dos melhores lugares para negócios no segmento de Economia do Mar na América Latina. Esta é a avaliação de Miguel Marques, responsável por estudos sobre o setor no mundo dentro da consultoria PwC.

Marques esteve ontem na Fiec apresentando a publicação Leme Barômetro realizada pela PwC. A edição, pela segunda vez, faz um estudo específico sobre o Ceará. Em entrevista à coluna, o executivo português explica que o Ceará apresenta potencial em Fortaleza e em várias áreas do Interior nas quais existem regiões costeiras.

Pelo estudo da consultoria, há um crescimento do desempenho dos portos locais, em detrimento das atividades de petróleo e gás natural, que apresentaram pequena redução.

ESFORÇO DE LIDERANÇAS

No estudo realizado pela PwC, também foi percebido o valor em conhecimentos sobre a Economia do Mar, com o reconhecimento de muitas capacidades científicas. Miguel Marques visitou a Capitania dos Portos e saiu impressionado, destacando que a equipe parecia preparada e motivada, o que considerou mais um ponto positivo para o setor.

"Há um movimento de pessoas que querem desenvolver a Economia do Mar de forma integrada, com portos, turismo, alimento e apoio às entidades de defesa e à construção naval", ressalta. Apesar das oportunidades, Marques ressalta que os resultados não surgem de forma imediata.

PESCADOS TÊM ALTA DE 170%

As exportações do setor pesqueiro cearense estão surpreendendo. Depois de encerrar 2018 com o melhor resultado dos últimos oito anos (US$ 62,4 milhões), o primeiro bimestre de 2019 registrou elevação de 170,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram vendidos US$ 9,9 milhões em produtos para 30 países.

MERCADO EUROPEU FECHADO

O Sindicato das Indústrias de Frios e Pesca do Ceará (Sindfrio) informa que os principais destinos das exportações de pescado este ano foram Estados Unidos, China, Guatemala e Austrália. O volume de exportações passou de 685 para 1.541 toneladas.

Detalhe: o mercado europeu continua fechado. A direção do Sindfrio ainda negocia questões burocráticas com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal e imbróglios que interromperam as exportações. A expectativa é de solução do problema nos próximos meses.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?