Logo O POVO+
Bolsonaro decide trocar presidente do Banco do Nordeste, diz revista
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Bolsonaro decide trocar presidente do Banco do Nordeste, diz revista

Decisão foi tomada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ser aprovada pelo conselho do banco
 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima

O ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu substituir Romildo Rolim do comando do Banco do Nordeste. A informação é da coluna do jornalista Igor Gadelha, da revista Crusoé. Segundo a publicação, o governo deverá indicar Júlio Cezar Alves de Oliveira, natural de Mimoso do Sul (ES), para o cargo.

O nome de Júlio, formado em Direito e com especialização em Finanças Empresariais, tem ainda que passar por análise do conselho de administração do banco. Ele é servidor do Banco do Brasil desde 1976, onde já atuou como gerente e vice-presidente de governo.

Romildo Rolim ocupa o cargo desde dezembro de 2017, quando foi indicado por Michel Temer. Em setembro, ele chegou a articular sua recondução ao comando do banco até 2021, o que não impede sua substituição. Ele é funcionário de carreira do BNB há 30 anos.

Indicação de fora do Nordeste

A nomeação de Oliveira para a vaga deve incomodar bancada de congressistas do Nordeste. Historicamente, a região reage mal à indicação de pessoas naturais de estados do eixo Sul-Sudeste para o comando do BNB. O último nome de fora do Nordeste a ocupar a posição foi Nelson Antônio de Souza, paulista (mas radicado no Piauí) indicado em abril de 2014 por Dilma Rousseff (PT).

Segundo a Crusoé, a indicação foi chancelada pelo secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar. Além de dirigente do Banco do Brasil, Júlio Cezar já foi diretor-geral do Grupo Segurador do Banco do Brasil, presidente da seguradora Mapfre, da Aliança Brasil Seguros e da Brasil Veículos Companhia de Seguros.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?