Logo O POVO+
Não dá pra reclamar de vitória, mas jogo Fortaleza x Sport foi quase ruim
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Não dá pra reclamar de vitória, mas jogo Fortaleza x Sport foi quase ruim

Tipo Opinião

.NÃO foi um bom jogo, aquele cedo da noite no Castelão. Foi quase ruim. Só não ruim de todo porque o Fortaleza venceu o Sport (1 a 0), gol de pênalti feito pelo Wellington Paulista, com direito a se requebrar diante da bola pra confundir o goleiro. Cada jogador tem um estilo de bater pênalti. O WP9 tem o dele. Nada contra se a bola entrou e o gol deu a vitória, mesmo que apertada9 ao Fortaleza. O que vale é o placar.

FEIO & MONÓTONO

.PIOR seria se tivesse empatado como propôs o clube pernambucano. Sport não veio aqui pra vencer de jeito nenhum. Queria arrancar um empate, já estaria de bom tamanho. Pra ele, podia até ser. Para o Fortaleza, não. Os dois precisavam da vitória, embora não buscassem este placar com tanto ardor. Dois times quando entram em campo recheados de precauções, o jogo se torna feio e monótono. Eis o retrato fiel da partida de ontem, malgrado a vitória merecida do Tricolor.

MEIO CAMINHO

.HÁ um jargão no futebol, muito badalado, segundo o qual jogar em casa, o time da terra está na obrigação de vencer. Bobagem e tolice. Jogar no Castelão pode até ser uma vantagem, meio caminho andado pra vencer, porém não é o suficiente. O Fortaleza foi beneficiado por uma penalidade que, aliás, aconteceu, em cima de Romarinho, o melhor dos atacantes tricolores. Joga bem, é insinuante, tem técnica, faz toda diferença neste fraco ataque do Fortaleza. A começar pelos dois pontas (David e Osvaldo), sumidos em campo.

PROPOSTA DE SEMPRE

.A RIGOR, não se esperava mais do Sport do que aquilo que ele apresentou. Jair Ventura, filho do grande Jairzinho, não aprendeu com o pai que atacar o adversário é o melhor caminho pra se vencer uma partida. Aprendeu, sim, com tantos técnicos precavidos, ou medrosos mesmo, que não se arriscam a vencer atuando no campo do adversário. Pra ele, o empate já seria uma vitória. Outra bobagem sem tamanho. Quem tem medo de vencer está pedindo pra perder — parafraseando o filósofo Luxemburgo.

INSPIRAÇÃO & TRANSPIRAÇÃO

.FORTALEZA até podia ter vencido por um placar maior se conseguisse atacar mais e de forma coordenada. Não vem bem o Tricolor porque Ceni não se arrisca a fazer mudanças. Caso de David, que só é titular porque o Ceni apadrinhou sua vinda do Cruzeiro. É fraco, já merecia ser barrado. Por quem? Qualquer um no lugar dele é melhor, até o Marlon. Do outro lado, Osvaldo fez sua pior partida. Restou o Romarinho, que está jogando por todos os atacantes, e o Wellington Paulista, especialista em balançar as redes.

<iframe src="https://open.spotify.com/embed-podcast/episode/2kefQAoF8bz7YOTZZHQJ5r" width="100%" height="232" frameborder="0" allowtransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe>

CASTIGO MERECIDO

. SE o Sport veio pra empatar, e vencer em último plano, teve o castigo merecido. Quando acordou pra realidade, fazendo mudanças, aí foi a vez de o Fortaleza tomar suas precauções, garantir o 1 a 0 que já estava de bom tamanho, assegurando os 3 pontos preciosos. O Sport é um time apenas mediano. O Fortaleza é um pouco melhor, com sérias restrições. Principal delas? Repetir o manjadinho que todos já conhecem. Funciona na teoria do Ceni. Na prática da bola rolando, maioria das vezes dá tudo errado. Resumo da ópera. Ganhou o menos ruim.

JEITO É SE GARANTIR

. CEARÁ joga hoje, começo da noite também, só que 19h15min, dentro do Beira-Rio, contra o Internacional, até agora líder do Brasileirão com todos os méritos, embora com muita gente no seu encalço. Na teoria, é o favorito. Na prática, o Guto Ferreira, sem quatro titulares, vai ter que dar seu jeito pra garantir ao menos um empate ou, se for o caso, a zebra fizer uma travessura. O Ceará já pregou algumas peças em passado recente no Beira-Rio. Espera-se que repita a dose.

NÃO POR ACASO

.SE o Internacional alçou-se a esta posição de líder, não por acaso, se mantém ali. Seu técnico argentino é adepto de jogar ofensivamente, atrás da vitória. É da cultura do futebol argentino que ele impôs ao Inter. Tem um bom time, embora não seja nenhum assombro. Bom destaque é o Galhardo. Aquele mesmo que, ano passado, vestiu a camisa do Ceará e brilhou. Foi pro Colorado, lá está brilhando também. Quem sabe que uma bola é redonda, ela o é em qualquer lugar, dentro de qualquer camisa.

BOCA DE FORNO

.JOGO de ontem à noite, tão ruim no primeiro tempo que o árbitro deu só minuto e meio de acréscimos, se chegou a tanto. Devia estar nauseado de ver tanta gente ruim jogando pedra na lua... /// OROBÓ teve a chance de se consagrar. Duas grandes oportunidades de gol. Uma chutou pra fora e outra por cima. Na bordo do campo, Ceni mordia os lábios... /// JAIR Ventura não gosta, nas entrevistas, de falar sobre o passado do seu pai. Prefere evitar comparações. Mas como, se o Ventura, se jogador foi, ninguém sabe, ninguém viu?

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?