Logo O POVO+
Em meio a maratonas e viagens intermináveis, times cearenses tentam ser competitivos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Em meio a maratonas e viagens intermináveis, times cearenses tentam ser competitivos

Tipo Opinião

.UM vai outro vem. Pra melhor ser entendido, Ceará que enfrentou o Internacional, ontem à noite, estará retornando de Porto Alegre hoje, enquanto o Fortaleza para lá segue hoje, pois terá o Grêmio pela frente domingo à tarde. Mera coincidência? Estilhaços que sobram de uma tabela mal feita, embora, a rigor, todos terão de se enfrentar em partidas de ida e de volta.

.ASSIM como os clubes cearenses reclamam pela distância, lá no fim do mapa, os gaúchos devem dar o maior cavaco em viajarem para o Nordeste. Quem mandou o Brasil ser um país continental? Essa pisada vai demorar tempo, isto é, se algum clube cearense, ou os dois, permanecerem na Série A. E vão. Perto ou longe, é assim que fole toca. Haja fôlego e tome distância!

CHEIRO DE GOL

.CAMISA 9 do Fortaleza, conta a história, ratificam as estatísticas, sempre têm cheiro de gol. Wellington Paulista, a caminho dos 40, que o diga. Estava lá esquecido na Chapecoense, dois anos atrás, quando Ceni pediu sua contratação. Ele veio, mudou de ares e clima, mas as traves e a redes continuam do mesmo tamanho. Com corpo de toureiro espanhol e muitos cabelos brancos aparecendo, razão pela qual ele trata logo de raspar a cabeça, WP continua conhecendo o caminho das redes como ninguém.

O DIFERENCIADO

. ATENTEM pra este detalhe. Em dois anos de Fortaleza já marcou 25 gols e como seu contrato segue em frente, sinal de que muitos ainda aparecerão. Há mais um detalhe a ser instilado: WP dificilmente se contunde. Tão diferente do Tinga. Há um outro. Vamos a ele? Nunca reclamou de cansaço, nem pediu pra ser poupado. Profissional que se preza e valoriza o que ganha tem precisamente este perfil.

AINDA MAIS?

.ROBINSON de Castro, presidente do Ceará, anunciou que está atrás de mais um camisa 9. Pode estar blefando. Primeiro porque adora jogador pelas beiradas, ou seja, pontas. Depois porque no atual elenco, o Ceará deve ter uns cinco, a partir do Cléber, Sobis, Bergson. Rodrigão, então, dinheiro que o Ceará jogou fora e jamais terá retorno. Continua obeso e lidera a turma do come e dorme. Favor não esquecerem. Cartola adora botar a imprensa na roda. E todos a rigor, como dizia o grande Saldanha, calçam 40...

O PROTESTO

.VIA de regra (que palavra!) calmo, Osvaldo, ao ser substituído tão cedo, ele que faz anos não completa dois tempos, atirou-se na cadeira em atitude de quem estava com visível mau humor. Ceni fingiu não ver. Não é pra menos. Quem entrou no seu lugar, Yuri César, contra o Sport, foi um a menos, a exemplo do David, na outra ponta, o afilhado do treinador. Quem tem padrinho forte, pagão não morre.

TEMPOS BICUDOS

.OS clubes não revelam, pois não têm o menor interesse. Porém, o programa do sócio-torcedor está em queda livre. Era esperado. Se o torcedor está proibido de ir ao estádio e na televisão é de graça, ele não irá pagar por aquilo que em que não está presente. Ademais, nos tempos bicudos de hoje, quanto mais poupar com supérfluo, mais economia para o bolso. Há uma promessa de retorno, lá pra final de outubro. Isto é, se a pandemia deixar.

OURO AO BANDIDO

.ORDEM veio lá de cima, precisamente CBF. Castelão, com seu gramado castigado, só abrigará jogos de Ceará e Fortaleza pelo Brasileirão. Há um mistério em torno do assunto. Como a CBF soube do estado do gramado do Castelão, se o do Maracanã está pior? Alguém entregou o ouro ao bandido. Ou seja — enredou à CBF. Consta ter sido o Mauro Carmélio. Custa crer. Ele não chegaria a tanto. Ferroviário que lá joga e o Floresta que pretende atuar no Castelão pela inexistente Série D, fincaram pé. Só jogam lá e brá! O brá aí, cara-pálida, por acaso, para quem é?

CARA PRA LUA

.VENDA de Éverson para o Atlético Mineiro, renderá aos cofres do Ceará, R$ 1,2 milhão. Não é nada, não é nada, já pagam 70% da folha. Robinson só pode ter nascido com a cara virada pra lua.

FUMAÇAS AO VENTO

.NÃO está bem contada essa história do interesse do Cruzeiro pela volta do Ceni. Nem ao menos saiu da boca do técnico. Sua passagem foi nefasta pelo clube mineiro após o boicote que sofreu da igrejinha dos veteranos. Ficaram feridas abertas. Depois, qual o interesse do Ceni trocar o Fortaleza, onde manda e desmanda, ainda por cima na Série A, pelo Cruzeiro, às quedas na Série B? Só se fosse um doido varrido.

BOCA DE FORNO

.SE Tinga não se contundisse tanto, tipo jogador chinelinho, seria hoje um dos melhores laterais do Brasil. Quando ele entra inteiro em campo, como aconteceu contra o Sport, incendeia o time e seus companheiros. Faz lateral, faz ponta, lança pra área e ainda chuta na trave. Que tal trocar os chinelinhos?

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?