Logo O POVO+
Cheio de viagens, Brasileirão é recheado de nós pelas costas
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Cheio de viagens, Brasileirão é recheado de nós pelas costas

Tipo Opinião

.INTERNACIONAL por ser a potência que é, ao invés de avião de carreira, prefere voo fretado, sem direito a conexões, quer dizer direto, visando com isso não só bem estar dos seus atletas, quanto evitar chatíssimo senta-levanta.

.ALIÁS, não é privilégio só dele, Inter, uns três ou quatro, no rol São Paulo e Flamengo, fazem o mesmo. Ganham tempo, que é ouro, neste Brasileirão cheio de nós pelas costas.

.COLORADO, fato de ser líder competição, presume-se seja o melhor, palpite arriscado, pois pode ser passado pra trás pelos que estão em seu encalço. Este Brasileirão, já disse uma vez, repito, é um gigantesco ponto de interrogação.

.POSTO que ninguém é insubstituível, maior ídolo do time, Paolo Guerrero seriamente contundido no joelho, tal de ligamentos internos, pelo menos, uns sete ou oito meses fora, quase certo só volta em 2021.

.QUEM o substituiu, Galhardo, que o Inter rebocou do Ceará, entrou, de cara começou a balançar as redes, foi ficando, foi se estabelecendo. Aquela lenda do rei morto, rei posto. Caiu nas graças da torcida que o elegeu, se não novo ídolo, por enquanto xodó.

.IMBATÍVEL, contudo, não é, perdendo recentemente (1 a 0) pro mediano Goiás jogando com 10 jogadores, ao ter jogador expulso, logo nos primeiros minutos da partida. Por mais que o Inter tentasse, nem ao sôfrego empate chegou.

RETRATO FALADO

.ESTE o retrato falado do adversário que o Fortaleza pegará cedo da noite, hoje, 19 horas, no Castelão. Como todo mundo conhece todo mundo, Ceni já deve saber como o Colorado joga, pra frente, na teoria e prática argentinas.

.SIM, porque Ceni, ao repetir tanto que o Fortaleza atua num 4-2-4, é mais lorota do que real. Como assim? Os quatro que jogam adiantados, quando o Tricolor é atacado, descem pra fechar a meia-cancha.

.ISSO posto, quer dizer se atuasse dentro de um 4-3-3 fixo, como seu adversário de hoje o faz, o Fortaleza seria muito mais agudo, pois bastaria descer o Romarinho, com seu fôlego de sete gatos, pra ligar o meio de campo ao ataque e fixar os três lá na frente, não permitindo que os zagueiros subissem. Elementar, cara-pálida.

. SE assim fosse, Osvaldo poderia até jogar o tempo todo, pois na ponta-esquerda ninguém é melhor que ele com seus dribles curtos, vantagem de ser por dentro ou por fora.

. VAI-VEM de ir e voltar, seu fôlego não aguenta dois tempos, aliás, faz tanto tempo que nem o Miguel Júnior conseguiu descobrir a última vez dos 90 inteirinhos. Vai ver, nem ele, Osvaldo.

MESMO CARIMBO

.CARIMBO da repetição do mesmo time, fica até fácil pro torcedor do Ceará decorar time armado pelo Guto Ferreira, mais cauteloso do que audacioso. Conseguiu armar um bom time, embora Alvinegro não jogue pra encher os olhos de ninguém.

.GUTO nada faz mais do que não entrar nessa do mexe-mexe, nem tentar ser agressivo, caso contrário Jacaré e Rick, que são dois corredores, teriam vez no seu time. Ele prefere apostar na experiência do Leandro Carvalho de um lado e Fernando Sobral do outro, deixando o Mateus como arma-secreta.

.RESUMINDO. Ceará joga burocraticamente mas vence, ou seja, ninguém desarruma mesas e cadeiras que são postas ali em seus lugares. E eu que, por alguns momentos, imaginei que o Guto era um técnico proativo. Trata-se de um Enderson Moreira melhorado.

.ADVERSÁRIO de hoje, Bragantino, em Bragança Paulista, mesmo horário do jogo daqui (19 horas), péssimo pras emissoras que terão de se dividir. Aliás, Bragantino é fona do Brasileirão, segurando a lanterna. Dizem ter melhorado com mudança de técnico. Mas como, se depois do troca-troca, não ganhou de ninguém?

SÍNCOPE COLETIVA

.CEARÁ, isto é Robinson de Castro, fez um mistério de dar inveja aos livros da Agatha Christie pra anunciar o tão badalado camisa 9. Eis que o nome surgiu. Trata-se de Saulo Mineiro, que atuava no Volta Redonda-RJ, da Terceirona. Torcida alvinegra por pouco não tem uma síncope coletiva...

ANTES QUE ESQUEÇA

.FINAL de semana culmina (que palavra!) com jogo entre Ferroviário e Paysandu, de Belém, amanhã à noite no Castelão.

.DECORAR o atual time coral, é mais fácil recitar a poesia "Navio Negreiros" do Castro Alves. Se me perguntarem, só me lembro do meu craque Mensalão, que nem titular é. Técnico Marcelo Vilar, tomou implicância com ele, quem sabe, pra me fazer raiva...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?