Logo O POVO+
No Brasileirão de curvas & retas, Fortaleza se deu bem, Ceará se deu mal
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

No Brasileirão de curvas & retas, Fortaleza se deu bem, Ceará se deu mal

Tipo Opinião

- GOL de Felipe, não chegado a tais feitos, pode ser apontado como o mais bonito da rodada do Brasileirão. Míssil de fora da área que nem o melhor goleiro do mundo pegaria. Aliás, último gol feito por ele, mais volante de marcação, espécie de parede da zaga, aconteceu dois anos atrás, Série B, que, vai ver, nem se lembra como foi, nem contra quem foi...

O PROTESTO

- POUCOS perceberam. Nas camisas do Fortaleza estava lá escrita a frase -"Futebol mais livre". Tradução: Lei do Mandante. Ou seja, o clube fica à vontade de escolher o canal pra transmitir seus jogos. Aliás, MP do Planalto foi enviado pro Congresso até hoje estranhamente não votado. Nem será. Alguém deve ter sentado no colo, em nome de interesses globais.

LEI DOS EX?

- JOGO do Ceará contra Bragantino, em campo, dois jogadores formados nas bases alvinegras. Atacante Artur e o volante Raul. O primeiro, a melhor figura em campo. Fez da defesa do Ceará gato e sapo ainda deixou sua marca. Raul, como volante, tipo cão de guarda, não perdeu uma só que disputou.

DUAS CARAS

- TREINADOR argentino do Internacional, Eduardo Coudet, só pode ter duas caras. Antes do jogo, cumprimentado por Ceni, com ele dialogou alegremente. Não foi este o mesmo comportamento após a partida. Cara amarrada, pouco deu bola para o técnico tricolor, que foi também cumprimentá-lo. Estendeu-lhe a mão, foi correspondido, até com certa rispidez. Coudet é aquele tipo que joga com o time, não para de gritar, esbraveja o tempo todo, distribui broncas e solta palavrões, em castelhano e português também.

O CORINGA

- MARLON tipo do jogador chamado de coringa, ou polivalente, pra melhor ser entendido. Quer dizer, joga onde o treinador o escalar. Ceni o fez na lateral direita, com ordem expressa pra não passar do meio do campo, ter muito cuidado com o ponta do Colorado. Marlon não brilhou, mas também não decepcionou.

QUE SALADA!

- QUEM reparou levante o braço. Houve um momento da partida entre Fortaleza x Internacional que se contavam nos dedos a presença de seis jogadores estrangeiros. Maioria oriunda do Paraguai, Uruguai e Argentina, perto de Porto Alegre. Há uma explicação? Sim. Como o futebol de lá está sem calendário por conta da pandemia, os clubes escancaram as portas para quem quisesse sair se recebessem propostas. O Inter foi quem mais se aproveitou da remarcação...

PAPAGAIO VELHO

- COMO ninguém é perfeito debaixo das traves, o veterano Fernando Prass não aprendeu lição elementar em futebol. Qual mesmo? Rebater bola pra dentro da área é dar ao atacante adversário a chance de balançar as redes. Bater roupa não é pecado, embora para os lados. Um dia o Prass aprende...

A HERANÇA

- TORCEDOR alvinegro perguntava um ao outro qual a procedência do Marthã, pois muitos sequer o conheciam. Pronta resposta. Ele foi rebocado da Ucrânia pelo ex-técnico Enderson Moreira, com ele no comando do Ceará jamais foi titular. Deixou a herança para quem viesse atrás, caso do Guto Ferreira. Marthã não é ruim, é péssimo.

SEM QUERER, QUERENDO

- POUCAS opções no banco, Guto Ferreira enxergou o Wescley, a contratação mais cara do Ceará nos últimos tempo. Como em campo o Cléber quebrava a bola, sem sequer chutar uma única a bola a gol, Wescley entrou no lugar dele, improvisado como atacante. Deu certo, ele se movimentou bem e acabou deixando sua marca nas redes do Bragantino. Se for escalado duas vezes mais ali, toma a posição do Cléber e do Sobis.

FAÇAM-ME CÓCEGAS

- QUER dizer então que o Ceará foi goleado pelo Bragantino porque o Sobral, poupado, não entrou de saída? Ora, ora, façam-me cócegas...

CASO À PARTE

- FORTALEZA venceu neste Brasileirão, pela primeira vez, um clube top de linha, caso Internacional, inclusive desbancando-o da liderança. Antes só vencera três do mesmo nível: Sport, Goiás, Bragantino, não necessariamente nessa ordem.

RASTILHOS

ABRAÇO do Ceni em Felipe, autor do golaço da vitória, foi de quebrar as costelas... /// ESTÁDIO Nabi Abi Chedid, onde o Bragantino goleou o Ceará, tem as cores preto e branco. Ok, ok, e eu com isso? ... /// COLETIVAS do Guto Ferreira são de deixar qualquer um bocejando... /

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?