Logo O POVO+
Ao pé da letra: o que é verdade na possível volta de público aos estádios
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ao pé da letra: o que é verdade na possível volta de público aos estádios

Tipo Opinião

.PREGO batido. Ponta (quase) virada. A partir de outubro haverá presença de público no estádios de futebol em todo Brasil.

.MINISTÉRIO da Saúde vergou-se ao clamor da CBF, através de estudos feitos, deu sinal verde, limitando uma porcentagem.

.AO pé da letra, isto é, dos números, a primeira leva será de 30% a permissão da presença do torcedor.

.NÃO é lá grande coisa, mas já é alguma coisa para quem está sem faturamento algum, estádios vazios, entregue aos fantasmas.

.PRIMEIRA abertura do Ministério da Saúde, significa dizer, trocando em miúdos, paulatinamente (que palavra!) este número irá aumentando.

.DEPENDENDO, neste caso, de vários fatores, principal deles, que o torcedor obedeça ao protocolo: usar máscara, álcool em gel etc e tal.

.O QUE poderá acontecer? Grito do torcedor sairá abafado pela máscara, se é que todos vão obedecer cegamente, o que duvido muito.

. OUTRO imbróglio, aí por conta dos clubes, qual critério usarão para peneirar a entrada do torcedor.

.A PRINCÍPIO, seria dada prioridade ao sócio-torcedor, o que é justo. Esbarra, contudo, num item do Estatuto do Torcedor, obrigando a que uma porcentagem dos ingressos seja destinado à venda ao torcedor comum.

.DOIS pesos, duas medidas, jamais, pois ninguém é obrigado a ser sócio-torcedor, embora uma forma saudável de o clube ser ajudado em suas finanças.

.HAVERÁ desdobramentos, pois futebol sem polêmica perderia toda sua graça. Cada qual que puxe brasa da pra sua sardinha, antes que mula manque...

EXEMPLO DE CASA

.NÃO vem caso se importar com outros estádios, nem que critérios adotarão. Nossa gleba é aqui no Castelão, razão pela qual meu bairrismo fala mais alto.

.EXEMPLO. Castelão, forma bem didática pro torcedor entender melhor como os números funcionarão.

- CAPACIDADE hoje, oficialmente, é para 63.903 torcedores, isto porque, foi enxugado por questão de segurança, ordens da PM, batam continência.

.TRADUÇÃO dos números, tangida pela capacidade determinada de 30% presencial, total de 19.170 torcedores, bom público.

. HÁ quem conteste. Os chatos de plantão. Sejuv, sempre ela, teria arredondado para 55 mil torcedores, nos grandes jogos. Se for assim, a capacidade diminuirá para 15 mil torcedores.

.COMO no Brasileirão há presença maior dos grandes clubes, prevaleceria então este número como oficial?

.PALAVRA facultada aos sábios do futebol cearense, que a cada esquina são encontrados às pencas...

FAVAS CONTADAS?

. ANTES que o Castelão seja reaberto em doses homeopáticas, hoje à noite, portões fechados, teremos Ceará x Brusque, decidindo, jogo da volta. quem permanecerá na Copa do Brasil.

.VITÓRIA alvinegra, favas contadas? Se o Brusque for aquele time destrambelhado do primeiro jogo, o Ceará não é só favorito, é favoritíssimo.

.PREGO aviso a quem interessar possa, nesse caso, ao Guto Ferreira. Se o Ceará, aqui no Castelão, perder a classificação para o fraco Brusque, jogando por três resultados, pode arrumar as trouxas e se mandar de Porangabuçu.

BRADO RETUMBANTE

. FERROVIÁRIO que tem dono e tem no presidente Newton Filho sua voz mais forte, deu o brado retumbante na Cadeira-Elétrica do meu Trem-Bala da TVC.

.PELO menos o Newton teve coragem de ir ao programa, diferentemente do Robinson e do Marcelo Paz, incluindo-se neste rol técnicos, pois não temeu as feras do Trem-Bala, defendendo o Ferrão, dele e meu, com unhas e dentes.

. TRATA-SE daquela pendenga gerada pela CBF proibindo o Ferroviário de jogar no Castelão, restrito apenas a Ceará e Fortaleza. Como se o Castelão não tivesse dono, caso o Governo do Estado não tivesse o Camilo à frente.

DEDO DURO

.NEWTON quer saber, e eu também, quem foi o dedo duro que lembrou a CBF que o Domingão existe, pois é pra lá que querem mandar os jogos do Ferrão. Nem a pau, nem a pedra ele jogará ali. E brá!

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?