Logo O POVO+
Copa do Brasil descaracterizada, possível volta da torcida e outras pajelanças
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Copa do Brasil descaracterizada, possível volta da torcida e outras pajelanças

Tipo Opinião

.PODEM crer. Copa do Brasil que teve andamento, ontem à noite, aqui, chegou à edição número 32, tão cheia de mudanças, comparada a pajelanças.

.QUER dizer, totalmente descaracterizada da sua origem quando só campeões de cada Estado entravam. Depois, abriram as portas para os vices, deu no que deu.

.LEMBRA a história do precedente. Aberto um, escancaram-se as porteiras por onde passam várias boiadas. Diante da pressão dos clubes, a CBF não teve como segurar a onda. Por fraqueza? Também.

.ENTRE outras coisas, a Copa do Brasil transformou-se numa competição política, somada aos privilégios dos grandes clubes brasileiros, aliás, os maiores beneficiados.

.BASTA citar um exemplo. Os clubes brasileiros da Libertadores descem de paraquedas na última fase da Copa do Brasil, privilégio e tanto.

.PASSAM a concorrer a apetitosa bolada de quem for campeão, enquanto os outros que ralaram o ano todo em busca de um lugar ao sol, perderam a viagem.

.ÚNICO a quebrar o tabu foi o Sport, único nordestino a levantar a taça, em 2008.

.HOUVE caso, muitos anos atrás, do Ceará contra o Grêmio, quando Alvinegro foi escandalosamente garfado pelo Godoy ao deixar de marcar pênalti em Sérgio Alves, optando por falta fora da área quando tinha sido dentro.

. REPAREM para só mais este exemplo. Copa do Brasil, que começou em 1989 com 32 equipes, hoje, chega a 91, não demora pra alcançar os 100. Faltam apenas 9. CBF arranjará um jeito pra arredondar este número.

.MAIS vezes campeão, Cruzeiro, seguido do Grêmio. Tocante aos clubes cearenses, Ceará já participou de 25 edições, enquanto o Fortaleza, 23, Ferroviário, 6.

.POR estados, São Paulo lidera com 9 títulos e Felipão o técnico que mais vezes botou faixas, total de 4. Por onde anda o turrão do Felipão?

.NÃO dou um tostão furado por uma competição tão cheia de vira e mexe ao longo da sua história, a partir de quando perdeu sua originalidade.

. DETALHE. Se não fossem os alfarrábios do Miguel Júnior, o que seria de mim, cuja memória é trêfega e trôpega?

OS MIL DIAS

.ROGÉRIO Ceni chegou aos mil dias como técnico do Fortaleza, embora não seja o recordista, trono, ainda hoje, ocupado pelo gênio Moésio Gomes, vindo Caiçara logo a seguir.

.MARKETING tricolor, que não deixa passar nada, no que faz muito bem, transformou em estardalhaço a data, inflando ainda mais o ego do Ceni, antipatia à parte.

PROMESSAS & TERÇOS

.CENI tem seus méritos, claro, mas deve agradecer ao Fortaleza porquanto seu aprendizado na profissão foi precisamente aqui. Nas duas experiências que tivera além (São Paulo e Cruzeiro), fracassou. O Tricolor ganhou a prenda e o vai segurando até aonde não puder mais. Uma dia ele baterá asas. Que não seja tão cedo, roga, debulhas terços, mil ave-marias, promessas, faz seu fã maior, o presidente Marcelo Paz.

OS ENGASGOS

.TODO esse histórico me chama atenção dois detalhes. Por qual razão Ceni não emplacou no São Paulo, do qual foi ídolo e maior goleiro da sua história?

.PRONTA resposta — simples fato de que torcedor idolatra o jogador e não o técnico. Seja quem for, começou a perder, pedem-lhe a cabeça. Com Ceni no São Paulo foi assim, o que não tisna sua história do tricolor paulista. Como jogador, fique bem entendido.

.SEGUNDO engasgo, passagem pelo Cruzeiro. Seria a grande chance de se firmar nacionalmente num clube de elite. Consta ter sido boicotado pelos cobras do elenco, ao querer impor seu estilo. Não aguentou a pressão.

.CABEM, aqui, perguntinhas absolutamente ingênuas. Quer dizer então que o Ceni técnico não sabe como lidar com os chamados cobras criadas de um elenco? Se deixa levar por pressões deles? Como fica a voz do comandante que recebeu carta branca total? Logo ele que foi cobra e líder nos vários elencos do São Paulo, ao passar dos anos.

MATAS DO ALÉM

.JÁ no Fortaleza, onde comanda, pinta, borda, última palavra é a sua, conseguiu impor seu estilo de comandante. Lembra a história do professor de ensino médio que, ao passar para o ensino superior, perdeu-se nas matas do além...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?