Logo O POVO+
Facas amoladas, mil gumes e os riscos que o futebol planta para os times
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Facas amoladas, mil gumes e os riscos que o futebol planta para os times

Tipo Opinião

. PIXOTADA fatal do goleiro Fernando Prass, reta final do jogo, quando tudo parecia crer na vitória do Ceará, decretou o empate do Goiás (2 a 2), ontem à noite, dentro do Castelão. Não foi só uma frustração, foi uma grande frustração para o time alvinegro, com a vitória quase assegurada. O quase, no futebol, muitas vezes pode ser fatal. E acabou sendo para o Ceará.

MIL GUMES

. POR algumas razões. Principal delas. O Ceará saiu em desvantagem ao tomar um gol de surpresa de Rafael Moura, mal a partida havia começado. O que parecia fácil começou a se complicar a partir daí. Mesmo tendo tempo de sobra pela frente, o desespero começou a se instalar no Ceará. Ansiedade numa partida de futebol é uma faca amolada de mil gumes. Naquela de buscar o empate o quanto antes, desnorteou a equipe por completo. A falta de controle emocional também funcionou como outro fator negativo.

SEM RUMO

. NEM mesmo os gritos do técnico Guto Ferreira tentando acalmar seus comandados surtiram efeitos. Em ocasiões assim os jogadores parecem ficar surdos ao clamor do seu comandante. Adicione-se a isso a falta de um comando dentro de campo, apesar de tantos jogadores calejados. Efeito zero. O Ceará continuou sem rumo.

. DESEJO do Alvinegro era empatar, desempatar, decidir o jogo logo ali no primeiro tempo, levado pelo fato de que o adversário era o lanterna do campeonato, bem poderia acontecer o que houve em Bragança Paulista. Ou seja — se era pra vencer, que acontecesse logo. Só não esperava era pelo gol surpresa do Goiás.

ACOMODAÇÃO?

. SEGUNDO tempo, quem sabe com a injeção de ânimo aplicada pelo treinador, espécie de calmante psicológico, o Ceará voltou bem diferente, não se preocupando tanto com o tempo. Deu certo, sim. Empatou através de Charles e desempatou com gol de Vina, sempre ele.

. PIOR aconteceu. Ansiedade do primeiro tempo cedeu lugar a acomodação, tangida pela virada no marcador. Deu pane na equipe alvinegra, sem perceber que ainda faltava algum tempo para o jogo terminar. Detalhe — as mudanças feitas pelo técnico Guto Ferreira não surtiram efeitos. As do Goiás, sim.

MISTÉRIOS & ASSOMBRAÇÃO

. ANTES do gol de empate, o time goiano por pouco não empatava através de uma falta desnecessária na entrada da área. Perigo à vista. Minutos depois, surgiu o inesperado gol de empate. Inesperado, no caso aí, para o Ceará. Para o Goiás, não. Se havia tempo pela frente era buscar o gol de empate. Só não contava com a falha lamentável do goleiro Fernando Prass que redundou nos 2 a 2.

 . EMPATE conseguido naquela altura de tempo tem travo amargo de derrota para o time da casa e de vitória para o visitante. A vitória seria ótima para o Ceará. O empate fê-lo subir um mísero ponto, mas para o Goiás aquele mesmo ponto teve gosto de três. Coisas do futebol, com seus mistérios e assombrações.

SABORES DIFERENTES

. SE o empate do Ceará com o Goiás teve travo de derrota, o do Fortaleza com o Santos (1 a 1) teve gosto especial de vitória. Fácil explicar? Talvez. Empatar com o Santos, na Vila Belmiro, é difícil, embora o Tricolor já tenha conseguido, ano passado, naqueles 3 a 3, dramáticos. O de ontem, nem tanto. O Santos partiu na frente e o Fortaleza chegou ao empate. Bem mais fácil que o empate da vez anterior. Empates, em futebol, por vezes tem sabores diferentes. Basta trocar os locais...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?