Logo O POVO+
Fortaleza sai dos pontos corridos do Brasileirão e adentra o mata-mata da Copa do Brasil
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Fortaleza sai dos pontos corridos do Brasileirão e adentra o mata-mata da Copa do Brasil

Tipo Opinião

. FORTALEZA ingressa hoje, logo cedo da noite (19h15min), nas oitavas de final da Copa do Brasil, direito adquirido por ter sido campeão da Copa do Nordeste, ano passado. Não confundir.

. ESPÉCIE de quinhão com o qual a CBF premia, mesmo que à guisa (que palavra!) de consolação para o vencedor desta competição. Não deixa de ser uma boa motivação e um prêmio de consolação, vá lá que seja.

.PEGA pela frente o São Paulo, que está bem na fita do Brasileirão. Copa do Brasil é outro departamento. Nem sempre quem está bem numa competição consegue repetir o feito na outra. Ou, por mudar o foco da Série A, quer dizer, Copa do Brasil é outra coisa. Mumunhas do futebol não se explicam. Aceitam-se.

. DIFERENÇA entre os dois torneios é simples. Brasileirão é tangido pelo figurino dos pontos corridos, aquele do quem fizer mais leva o caneco. Uma jornada longa, pois feita em dois turnos. Lá para as tantas bate um cansaço enfadonho. Pode não ser a ideal, contudo é a mais justa.

CRUEL & DOLOROSO

. JÁ a Copa do Brasil é regida pelo mata-mata cruel e doloroso. Dois jogos, um lá, outro cá, salve-se quem puder. No mata-mata há outra diferença. Qual? Favoritismo não tem o peso maior, embora, no caso de hoje, o São Paulo fará a decisão dentro do Morumbi, sua casa.

.SEM presença de público, repito pela milésima vez, todo campo torna-se neutro. É o calor da torcida que pode (e muitas vezes faz) toda diferença. E quando o torcedor volta, cara-pálida? Papai do céu é quem sabe.

PESO NA BALANÇA

.TECNICAMENTE, presume-se na teoria, o São Paulo está melhor. Já disse e repito mil vezes — presumir em futebol é pecado venial.

. ACONTECE que o Fortaleza não está mal na Série A. Ao contrário. Faz campanha, até agora, melhor que a do ano passado, embora o São Paulo esteja entre os quatro da ponta. Tricolor cearense lhe segue as pegadas, poucos pontos atrás.

.RÉU confesso aqui entre nós. Entre pontos corridos e mata-mata, sou mais chegado ao mata-mata pela emoção que traz em cada partida, de vida ou de morte. Mil entre mil torcedores, quem se arriscar fazer pesquisa, optariam pelo modelo do mata-mata. Torcedor adora viver no fio da navalha. Trocando em miúdos, gosta de viver emocional e perigosamente.

CRIADOR & CRIATURA

. DADO a mais sobre este jogo de hoje, será o reencontro do criador e da criatura. Quer dizer, Rogério Ceni x São Paulo. Ceni construiu toda sua bela história de jogador de futebol defendendo as cores do São Paulo, onde se consagrou o melhor goleiro do Brasil, ídolo e mito.

. SÓ deu um tiro errado, quando quis começar sua carreira de técnico exatamente pelo clube do seu coração. A torcida que tanto o aplaudiu e delirou com suas defesas monumentais, encarregou-se de apressar sua saída como trinador. Essa história já foi contada mil vezes.

.ERRO de Ceni foi pegar o bonde errado. Como assim? Antes de chegar a técnico do São Paulo deveria ter feito estágio num clube do menor porte, daí a importância que o Fortaleza inseriu-se na sua vida.

FILHO PRÓDIGO

. CENI reconheceu isso ao dar outro salto errado quando assumiu o esfacelado Cruzeiro. Voltou às pressas para o Pici, onde foi acolhido feito filho pródigo, com ele celebrando novo contrato que irá até o final desta temporada. A partir daí, sim, estará pronto para novos voos mais altos e ambiciosos. Mas isso é coisa para o futuro. O presente de Ceni é o Fortaleza, cuja torcida o idolatra e o venera.

.QUANDO a bola começar a rolar, hoje à noite, veremos qual sua reação ali, na borda do campo. Como profissional, deixará o coração de lado, claro, vai querer a vitória. Seu coração hoje é mais tricolor (de aço) do que nunca.

TUFOS DE FUMAÇA

.RONRONAR das redes sociais provocou tremenda barulheira ontem anunciando a contratação do atacante Felipe Vizeu, pelo Ceará. Torcida alvinegra, claro, se incendiou toda. Sabe como é — torcedor adora contratação. Se for bomba de mil megatons, tanto melhor.

.ESPECULA daqui, tufos de fumaça dali, oficialmente ninguém confirmou. Vizeu passou por vários clubes brasileiros, sempre foi nome de ponta e atualmente estava no Unidese da Itália.

HÁ SINCERIDADE NISSO?

. FRIO como uma lápide, do outro lado da linha, perguntei ao presidente Robinson de Castro, afinal palavra maior do Ceará -"Vizeu é sonho ou realidade?".

. RESPOSTA seca como um nômade do Saara -"Sonho". Mais não disse, nem se lhe foi perguntado. Há sinceridade nisso?

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?