
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
.FOSSE contar quantos clássicos Ceará x Fortaleza meus olhos já viram, ao longo deste tempo de estrada, jamais acertaria. Nem em pensamento.
. PRIMEIRO porque, já contei várias vezes, minha memória guarda pouca coisa, vez por outra me deixa inteiramente grogue. Acabo não me lembrando de nomes e números. Como, então, relatar memórias sem datas e nomes? Esta a principal razão pela qual nunca escrevi um livro sobre mil histórias do futebol cearense.
. INESQUECÍVEL amigo Renato Bonfim, tão prestativo quão solidário, chegou até sugerir o título - "Não Passe Adiante". Ele partiu e o livro nunca saiu.
.VOLTEMOS ao fio da meada. Hoje tem decisão do título deste ano. Pasmem — quase 8 meses depois, num campeonato que não empolgou, jamais empolgará dentro da fórmula que elaboraram.
.CAMPEONATOS estaduais estão em extinção, engolfados por outras competições, onde os clubes ganham rios de dinheiro, faturam mais. O daqui nem premiação tem, a não ser uma taça para ser colocada na sala de troféus. A TV que tem os direitos paga uma miséria aos clubes.
.AINDA que fora da curva, imprensado entre o Brasileirão e Copa do Brasil em sua fase de afunilamento, encontraram duas datas, contanto o calendário fosse cumprido.
.TRADUÇÃO. Fortaleza e Ceará, mais preocupados em pontuar no Brasileirão, firmarem suas posições na competição, tentarem nela permanecer, são obrigados deixarem-na de lado para uma decisão, digamos assim, esdrúxula.
.CAMPEONATO estadual tem que ser decidido dentro do seu espaço, conforme estabelece o calendário. Só que o deste ano, por ser atípico, trafegando por entre isolamentos e pandemia, imobilizou totalmente o calendário. Jeito foi empurrar com a barriga até quando tudo voltar a normalidade. E quando voltará? Sabe-se lá.
MISTÉRIOS DE SEMPRE
.COMO em futebol fazem mistério em tudo, a partir de treinamentos fechados, coletivas nem pensar, proibição total da imprensa cobrir o dia a dia dos clubes, pouco se sabe como os rivais jogarão.
.RUMORES, então, começam a povoar os ares da imaginação fértil da maioria, na base da adivinhação. Tentar adivinhar, não é pecado, nem tira pedaço.
. HÁ os que defendem a tese de que alvinegros e tricolores entrem com formações mistas, pois a prioridade são Brasileirão e Copa do Brasil, cuja importância sobre a decisão do nosso Estadual é elevada ao cubo.
.FORMAÇÕES mistas, todos sabem, escala uns 5 ou 6 titulares, ou menos, quem sabe, preenche o restante com a turma do come e dorme, ali sempre à espreita esperando vez. Esse pessoal é conhecido também como a turma da laranja.
... E O TEMPO NÃO APAGA
.SEJA lá como for, estarão em campo hoje à noite, os eternos rivais, Ceará x Fortaleza, em nome da tradição que nosso clássico maior encerra ao longo de tantos anos de disputas. Vencedor levará um troféu pra guardar na sua sala de memórias, além de contabilizar nos anais da história que o tempo também não apaga.
.DECISÃO de hoje há, por exemplo, uma boa vantagem do Fortaleza sobre o Ceará. Uma, não, duas, pois o Tricolor joga pelo empate que lhe favorece e pela diferença de um gol, conforme norma do regulamento. De há muito deveriam ter abolido esse item.
. MENOS mal acabaram com essa história de decisão por pênaltis, que é uma chatice, além de deixar os nervos do torcedor totalmente em frangalhos. Pênalti é loteria, é sorte, é competência, pode ser tudo isso, acaba sendo, embora não traduza superioridade deste ou daquele.
TRANCOS & BARRANCOS
.PELO sim, pelo não, aos trambolhões, aos trancos e barrancos, o Estadual deste ano será encerrado hoje, pela primeira vez na história, sem a presença de público, quer dizer, festa dos torcedores, gritos ululantes, bandeirões, faixas, até cadeira quebrada, aí nem pensar. Seja lá, então, o que Deus quiser.
.E QUE entre mortos e feridos todos terminem bem, vão cuidar daquilo que é mais importante para Fortaleza e Ceará, ou seja Brasileirão e Copa do Brasil. Série A com especialidade. Cearense, depois daí, página virada, vida que segue com coisas mais importantes, pela frente. Vai longe o tempo, engolido pela poeira do vento em que os Estaduais tinham seu charme. Até isso perderam.
SALVAÇÃO?
.CEARÁ cercou de mistério a chegada, hoje, do atacante Vizeu, sem avisar hora e em qual avião. Bobagem das grandes. Que torcedor iria se deslocar para o aeroporto pra ver a chegada do Vizeu se a esmagadora maioria só tomou conhecimento do seu nome quando a imprensa divulgou? Dessa maioria, poucos os que sabem da sua existência, sequer que estava jogando na Itália.
Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.