Logo O POVO+
Copa do Brasil, o quasímodo do calendário brasileiro
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Copa do Brasil, o quasímodo do calendário brasileiro

.ATENTEM neste detalhe. Para chegar até o Santos, Vila Belmiro, hoje à tarde, (16 horas) o Ceará foi obrigado, pelo regulamento da Copa do Brasil, a cumprir um périplo de quatro jogos, todos eliminatórios.

.SOMATÓRIO de todos eles, nos quais eliminou os quatro que encontrou pela frente, o Ceará faturou uma boa grana, total de R$ 8,35 milhões. Nada mal para quem enfrenta ano atípico, estádios fechados, queda de arrecadações em quase todos os sentidos.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

.CASO do Fortaleza foi diferente. Saltou de paraquedas, porém, na fogueira, da Copa do Brasil, por conta do título de campeão da Copa do Nordeste do ano passado. Espécie de incentivo pela conquista do título.

.FINANCEIRAMENTE, precisamente aí onde reside o engasgo, acabou tendo rotundo prejuízo financeiro, embora tenha embolsado uma determinada premiação, tipo prêmio de consolação. Resultado — está fora da Copa do Brasil.

. DESPEJADO pelo São Paulo, Tricolor terá de se contentar, a partir de agora, apenas com o Brasileirão. Não haverá ajuda extra que a Copa do Brasil enseja porque as regras da Série A são outras.

ROLETA RUSSA

.CABE perguntinha ingênua. Neste caso foi melhor o Ceará ter enfrentado quatro adversários, submetido a um tipo de roleta russa, compensado pelo que acumulou em seus cofres pra desaguar nas oitavas de final?

.RESPOSTA óbvia. Ralou muito, mas juntou bom dinheiro para alicerçar suas finanças. O privilégio que o Fortaleza teve não o fez faturar quase nada, diferente do seu maior rival. Caracteriza-se, então, dois pesos, duas medidas? Bingo!

NÓ PELAS COSTAS

.CERNE da questão reside precisamente no regulamento quasímodo da Copa do Brasil, cheio de nós pelas costas, que discrimina os clubes de menor porte para privilegiar a turma andar de cima.

.PARA ficar mais claro. Os grandes clubes que sobraram da Libertadores recebem a bonificação de ingressar, sem pedir licença, no afunilamento da Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Maravilha! Fortaleza foi a primeira vítima, mas outras estão na fila.

DAVI X GOLIAS

.TRATA-SE de um pirulito americano, colorido, tamanho gigante, para os clubes de menor porte, comparado ao duelo bíblico de Davi x Golias. Vez por outra a pedra da baladeira atinge mortalmente a fronte do gigante.

.FUTEBOL está nesse rol, cara-pálida? A bíblia é sábia.
A cartolagem anda por caminhos, digamos assim, malsãs.

ANTEVISÃO

.COMO poderá ser esta decisão Santos x Ceará, hoje à tarde na Vila? Única vantagem que o Vovô leva é a de decidir em casa, lá dentro, tentar arrancar um empate, mas não descartem uma zebra. Jogar na retranca é com o Guto Ferreira mesmo. Por um acaso tem outra alternativa? O prevenido vale por dois.

.OBRIGARÁ o Santos a vir todo para o ataque, buscar a vitória, na decisão, aqui, jogar pelo empate. Presumir em futebol não tira pedaço de ninguém. Mal comparando é como o pecado venial.

.APENAS, como recheio. Quem dá valor a histórico, ou estatísticas, o Alvinegro nunca venceu o Santos, desde 2010, quer dizer uma década. Isso então quer dizer alguma coisa? Pode ser, pode não ser.

RETROVISOR

.ANTES que esqueça. Pelo retrovisor da Copa do Brasil, o Ceará deixou para trás o Bragantino do Pará, o Oeste, do interior paulista, o Vitória, que sempre foi espécie de freguês de caderno, por último o fraco Brusque, de Santa Catarina. Não é nada, não é nada, ralou o Brasil do norte ao sul. Ufa!

ESPELHO MEU!

. SE o Guto adora o mesmismo, o Ceni gostar de ousar, fazer rodízios, escalar equipes diferentes a cada jogo.

. UMA viagem daqui pro Iraque, sem passagem de volta, para quem adivinhar qual foi o jogo em que Ceni repetiu a mesma formação desde que chegou ao Fortaleza.

.QUEM acertar ganhará a passagem de volta do Iraque. É (quase) impossível. Nem o Miguel Júnior e seus alfarrábios conseguiu lembrar.

.TERÁ um motivo? Só pode ter. Ou então é mania mesmo do Ceni de mexer no que, aparentemente, está dando certo. Pelo menos tem o mérito de fazer seu time atuar de forma aguda, isto é, pra frente. Guto, adora um rame-rame, dois pra lá, dois pra cá.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?