Logo O POVO+
Dois times parecidos, Santos e Ceará, não podiam sair do 0 a 0
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Dois times parecidos, Santos e Ceará, não podiam sair do 0 a 0

Tipo Opinião

.QUEREM saber de uma coisa? Não escondo. Nem devo. Ceará e Santos entrariam pela noite jogando na Vila Belmiro, não sairiam daquele insípido 0 a 0 que premiou, muito mais, a mediocridade da dupla do que suas qualidades. Essas rarearam.

.NÃO era o placar que o Santos queria, por jogar em casa. Para o Ceará caiu-lhe do céu.

.CEARÁ não aproveitou a vantagem de jogar boa parte do tempo com um jogador a mais, por conta da expulsão do zagueiro Veríssimo. Por pouco não arrancava a cabeça do Sobis. Ele é daquele tipo do zagueiro troglodita que, outrora, chamavam xerifão.

.FOI a chance que o Ceará teve para tentar vencer pela vantagem de um a mais. Poderia ter acontecido se tivesse quem balançasse as redes. O Ceará não tem esse atacante.

.EXCEÇÃO de Vina, que não é especialista, mas ainda assim o único que conhece o caminho das redes, tanto ser o artilheiro do time. Tirante ele, zero à esquerda. Sobis é uma nulidade. Que tiro no pé foi sua contratação!

PERFIL DE CADA

.MENOS que o Santos tivesse tudo pra vencer por atuar em casa. Duas jogadas perigosas do Marinho, uma delas ensejou grande defesa do Prass, mas dele esperava-se muito mais. E olhem que Cuca não poupou ninguém.

. SE Guto, em outras ocasiões não muda seu estilo, de mais retranca, menos ofensividade, não seria na partida de ontem a tarde que mudaria seu perfil. Vai morrer jogando daquela maneira. Como a história do pau que nasce torto.

.TANTO é verdade que escalou o Ceará em duas linhas de quatro homens. Tradução — quarteto lá atrás pra segurar a barra e outro quarteto na meia-cancha pra fazer o paredão, segurar a barra.

OS FILHOTES

.ALIÁS, nem carecia tanto. O estilo de Cuca é aquele do excesso de toques de bola, mais um discípulo do Guardiola, que gerou filhotes no futebol brasileiro, quiçá (que palavra!) do mundo.

.FÁCIL traduzir essa cartilha. Guardiola quer seus comandados tocando a bola o tempo todo, em passes curtos. Primeiro pra cansar os adversários. Depois envolvê-los, como se os hipnotizasse, até entrar na área e balançar as redes.

.TODO mundo aprendeu este modelo, mas seus seguidores acham uma maravilha segui-lo. De copiadores o futebol também está cheio. Cuca, do Santos, faz parte dessa escola. Tanta troca de passes há um momento que cansa a beleza.

.QUEREM outra verdade? Lá se vai. Sou muito mais o estilo do Sampaoli, do Ceni, do técnico argentino que dirige o Internacional, que fazem seus times atuarem com objetividade, de forma aguda. Infelizmente, desta escola, poucos são os seguidores, muito mais interessados em não perder do que em vencer. O empate já os deixa satisfeitos e felizes.

REI DA COCADA

.MARINHO, que explodiu no Ceará anos atrás (lembram-se?), vestiu várias camisas, aprontou muito por aí, foi parar no Santos. Lá é considerado o dono do time e da bola também.

.MENOS que seja mal jogador. Não é. Mas se acha o rei da cocada e brá! Toda bola tem que passar por ele, a maioria dos chutes é dele, bate falta, bate escanteios, bate pênalti. É o artilheiro do time até porque não tem concorrente.

LIMITAÇÕES

.SANTOS de hoje tem suas limitações e não são poucas. Seu objetivo é ficar farejando o pódio dos quatro, chegar ao título não acredito, nem tem material técnico para tanto. Tirante Marinho e o baixinho Soteldo, pela ponta, o nível dos demais é o mesmo, na faixa de regular.

.MORAL da história. Empate de 0 a 0 fez jus a dois times parecidos até nas cores alvinegras. A revanche será na próxima semana, aqui no Castelão. Sem favoritos? Vá lá que seja.

ANTES QUE ESQUEÇA...

.DE repente, o Rick aparece no banco, lançado no segundo tempo no lugar do Léo Chu. Não cheirou, nem fedeu...

.PARA quem acredita no tal tabu, ainda não foi ontem que o Ceará derrubou, embora tivesse chance. Tabu pra vocês também...

.TEM quem possa como manias? Guto não descruza os braços mesmo que a terra tremesse. Cuca, do Santos, não para de roer as unhas. Manicure com ele não tem vez...

.FELIPE Jonatan, cria do Ceará, hoje no Santos, antes do jogo foi abraçar seus ex-companheiros. O mais afetuoso em Ricardinho, que tanto o incentivou e lhe deu forças...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?