Logo O POVO+
Campeonato Brasileiro é movido a parafernália
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Campeonato Brasileiro é movido a parafernália

Tipo Opinião

. BRASILEIRÃO, em horários atropelados, um atrás do outro, quase se colidindo, virou uma parafernália. Tantas são as partidas a serem cumpridas a ponto de o torcedor se perder dentro deste redemoinho de jogos em horários espalhados.

. NÃO há um rumo certo a seguir dentro de um cronograma que beira a bagunça.

. ESTE corre-corre tem uma explicação que aparentemente convence, pois por tudo se responsabiliza a tal pandemia, a partir do tempo a ser percorrido atravessando o ano, posto que a Série A começou bastante atrasada, a ponto de até ser ameaçada sua não realização.

CABEÇA PRA BAIXO

. QUAL então seria a saída? Nenhuma. O tempo não recua, os dias não encurtam. Único jeito seria exatamente o que a CBF propôs, ou seja, enlarguecer as rodadas até fevereiro de 2021. Em ano atípico, tudo acaba virando de cabeça pra baixo.

. AOS clubes cabia pegar e assumir a fórmula esdrúxula. Eles têm compromissos com seus atletas, somadas às folhas robustas que precisam ser pagas, pois jogador quer receber seu salário no fim do mês com ou seu pandemia.

JEITINHO BRASILEIRO

.ENFIM, encontraram o chamado jeitinho brasileiro para ser achada a solução. Nesse quesito a CBF não pecou por omissão, chamando os clubes para uma reunião em conjunto quando foi exposta a situação. Antes assim do que, a exemplo das Olimpíadas, adiar para o próximo ano.

.SAIRIA pior a emenda que o soneto, o estrago estaria feito, as finanças implodiriam, até com possibilidade de alguns clubes fecharem as portas.

. FOI assim, aos trancos e barrancos, que o monstrengo foi gerado, desta maneira será até o final. Pra completar a obra, ausência de público nos estádios, o prejuízo aumentaria.

SEM CONTROLE

. POSSIBILIDADE mínima de o torcedor acompanhar o andamento dos jogos do seu clube, pois perdeu, além da bússola, o radar. Logo, sem controle da situação.

.ADICIONE-SE a desmotivação que se instalou entre eles, torcedores. Sabe lá o que não acompanhar os jogos do seu time presencialmente, contentar-se em torcer em vibrar vendo pela telinha ou ouvindo pelo rádio? Jamais seria (ou será) a mesma coisa.

CAMINHOS DE CADA UM

. COMO estão Fortaleza e Ceará, parte que nos toca, no Brasileirão? Por enquanto estão bem, com leve vantagem do Tricolor sobre o Alvinegro, com um time bem mais afiado, apesar de algumas trepidações.

. CADA um dentro do estilo imposto pelos seus respectivos treinadores, cujos modelos tanto se diferenciam.

. COMO assim? O Fortaleza é bem mais agudo, procura o gol do adversário com mais volúpia, esta é a filosofia que sempre norteou os caminhos do Ceni. Na teoria, alguns senões. Na prática vem dando certo.

.CEARÁ do Guto Ferreira é mais reativo, isto é, procura mais se defender do que atacar, carecendo principalmente de quem faça gols. É preciso o Vina vir lá de trás, ou os zagueiros, fazerem o que, na teoria, é papel dos atacantes. No Ceará as opções beiram a mediocridade. A esperança é o Vizeu.

LÁ & AQUI

.HOJE por exemplo, bem mais cedo, no Nilton Santos, o Ceará terá pela frente o Botafogo, enroscado por crises de todos os lados, principalmente a financeira. A técnica, então, nem se fala. O Botafogo despenca ladeira abaixo.

.TIME de uma nota só, não esperem grandes mudanças no Ceará no segmento tático. Guto não é de se arriscar. Se precaver é com ele mesmo.

.FORTALEZA, um pouco mais tarde (21 horas), enfrentará no Castelão o Fluminense. Tricolor carioca está bem na fita do Brasileirão, no topo, entre os cinco primeiros.

.TRICOLOR de aço ainda tenta alçar voos mais ousados, ir em frente. Há uma semelhança no estilo dos dois tricolores jogarem. São equipes que buscam o gol, quer dizer, visam mais a rede balançando que os excessivos toques de bolas, agudos e vibrantes. Presume-se um bom jogo. Que assim seja.

VARREDURA INESPERADA

.NOTÍCIA pegou a todos de surpresa. Dois dias antes de ter um compromisso pela Série C, contra o Treze, em Horizonte, a diretoria do Ferroviário anunciou a dispensa de cinco jogadores.

.NÃO vazou o motivo, mas não deve ter sido boa bisca que eles aprontaram pelas bandas da Barra do Ceará. Como se guarda segredo por tudo em futebol, um dia a verdade fluirá. Mesmo fora de época. Por que os cartolas não são transparentes? Por ódio à imprensa? Acham bem que guardar segredo para sempre?

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?