Logo O POVO+
E eis que Rogério Ceni escolhe a porta dos fundos para sair do Fortaleza
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

E eis que Rogério Ceni escolhe a porta dos fundos para sair do Fortaleza

Tipo Notícia

.VERDADE, afinal, é ou não é para ser dita? Mil vezes a verdade do que uma mentira, que tem pernas curtas. Remete a esta saída do técnico Rogério Ceni para o Flamengo, assim de forma inesperada. Nem tanto assim. Sabe-se que os entendimentos começaram a ser feitos na segunda, logo cedo, quando a delegação ainda estava em Curitiba.

.PRESUME-SE o quê? Que Ceni tenha agasalhado o convite do Flamengo, preferindo que os entendimentos fossem mantidos em segredo até a conclusão final. Seria o grande sonho da sua carreira prestes a se concretizar. Dentro do próprio avião, na conexão em São Paulo, prego foi batido.

.NÃO é o caso, nem o cerne da questão. Se o Flamengo se interessou por Ceni é porque enxergou nele a melhor opção no mercado, para aquele momento, após o fracasso do técnico espanhol. Tinha jogador do Mengão que não entendia lhufas do que ele dizia. Por vários momentos virou uma barafunda, semelhante a um torre de babel. Um dos motivos pelo qual o Flamengo não tinha prumo certo e rumo embaraçoso.

CENTRO DA QUESTÃO

.O QUE se questiona aí, com toda razão, é a maneira como Ceni deixou o Fortaleza, saindo pela porta dos fundos. Não foi a primeira vez. Na ida para o Cruzeiro, que não deu certo, foi a mesma coisa. Há treinadores que, embevecidos pela grandeza do clube que irá dirigir, perde o senso da razão. O dinheiro fala mais alto.

.QUAL teria sido o procedimento certo? Esperasse o jogo com o Bahia, hoje à noite, valendo 3 pontos preciosos pelo Brasileirão, para depois anunciar a saída, embora pudesse ter sido feito, antes, em off, ao presidente do clube. Nem isso.

PARA ONTEM

.ALEGA-SE, em defesa do treinador, que o Flamengo precisava de um técnico para ontem, razão pela qual não podia perder mais tempo. Se é assim, o Fortaleza podia ficar a mercê da sua própria sorte? Se o Mengão ficaria à deriva sem um novo técnico, imaginem o Tricolor que, de repente e de surpresa, ficaria sem o seu comandante?

.CARACTERIZAM-SE dois pesos, duas medidas. Um teria mais privilégio que o outro por se tratar de quem se trata, dono da maior torcida do Brasil. O Fortaleza, primo pobre de toda essa situação, que se virasse pra conseguir alguém para o lugar do Ceni. É certo, é correto, é ético? Precisamente aí onde Ceni se perdeu, jogando tudo isso para os ares.

A GEOGRAFIA

.MIRANDO com uma lupa a geografia do futebol, se o Flamengo tem a força que tem, o Fortaleza tem seu peso dentro do seu Estado e junto a sua torcida, que se sentiu totalmente traída em todo este episódio. Alega-se que Ceni não podia perder essa grande chance de sua vida, como profissional, mesmo que o Tricolor, que lhe deu guarida duas vezes, fosse o mais prejudicado por não tê-lo no comando do time dois dias depois.

.QUANTO ao futuro de Ceni, ele joga no Flamengo todas as suas fichas. Espera-se, tenha sucesso, apesar da diferença abissal. Como assim? No Pici até o cardápio passava pelo seu crivo. Seu prestigio era tão grande a ponto de, muitas ocasiões, se sobrepor a do próprio presidente, temendo contrariá-lo. Tudo, menos isso.

.SE ficasse até a cozinha, ainda se toleraria. Mas Ceni tanto insistiu, acabou convencendo a diretoria demolir seu patrimônio histórico (Estádio Alcides Santos) para erguer em seu lugar um centro de referência. Não deixa de ser uma boa ideia, contudo, em história, reza a lenda, não se mexe.

REGALIAS SEM FIM

.DE tanto insistir e persistir, a diretoria vergou-se aos seus desejos, como sempre. E quanto não foi investido ali? Não se sabe a conta. A um ponto tal que precisou a diretoria apelar para uma vaquinha entre seus conselheiros e associados. Consta que o próprio Ceni foi o primeiro da lista. Essa história ainda não foi bem contada.

.MENOS mal, que, para o bem do Fortaleza, em seu segmento patrimonial. Mas o clube tinha como arcar com tal despesa? Apenas uma amostra grátis para se mostrar até onde o prestígio do ex-técnico chegava.

.NO Flamengo, tantas regalias sem fim, claro, que ele não terá. Se limitará a dirigir o time e apresentar bons resultados. Para quem sempre teve tendência para mandar, vai encontrar um outro ambiente, cada qual, dentro do seu cada qual. Mas ele, um dia, teria de dar o segundo voo da Águia. No primeiro, fracassou. No segundo, espera-se, tenha mais sucesso.

HORA DO TRABALHO

.TÃO esdrúxulos quanto estapafúrdios esses horários de jogos, embolando Copa do Brasil com Brasileirão, que o de hoje, Palmeiras x Ceará, o primeiro pela Copa do Brasil, quartas de final, começará as 16h30min, em plena hora do trabalho.

.ALEGA-SE que há tempo a perder. O principal, se não há torcedor no estádio, todo horário está de bom tamanho. Durma-se com tanto barulho...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?