Logo O POVO+
Ceará mais pareceu um bando de zumbis contra Palmeiras; Fortaleza não foi melhor
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ceará mais pareceu um bando de zumbis contra Palmeiras; Fortaleza não foi melhor

Tipo Opinião

.ANTES de a bola rolar para o atrasado jogo entre Bahia 2x1 Fortaleza, mais cedo, o Ceará foi derrotado pelo Palmeiras (3 a 0), à tarde, porque se instalou a loucura no horário dos jogos no futebol brasileiro. A bagunça generalizou-se em todos os sentidos. E reparem que este jogo no Allianz Parque valia pela Copa do Brasil.

.CASO de se perguntar. Por acaso o Ceará foi a campo, se preparou convenientemente pra atuar no terreiro do adversário, quando Guto Ferreira estava à vontade para fazer o que mais gosta? Como assim? Retrancar o time na busca de, pelo menos, empatar e decidir em casa?

. QUAL nada! Ceará foi um bando de zumbis a perambular em campo, sem saber que rumo tomar, enquanto o Palmeiras deitava e rolava. E olhem que o Verdão escalou um time sem vários titulares o que, no caso aí, não conta tanto, embora pudesse.

. E NÃO conta por quê? Simplesmente por não encontrar pela frente um adversário que, na pior das hipóteses, pudesse provocar uma surpresa desagradável. O Ceará levou um vareio de bola, tanto que, em apenas 5 minutos tomou os três gols que liquidaram a fatura.

CAMPO LIVRE

.ENTÃO, se é assim, o Ceará foi passear em São Paulo? É o que se deduz. Se nem poder de reação o time teve, como poderia ameaçar o adversário? Não há desculpa que possa encobrir, ou minimizar, o que aconteceu ontem à tarde.

.APELAR-SE-Á para aquele lenga-lenga chato de que sem o Vina o Ceará perde a força, não é o mesmo, encheu até as tampas. Cabe outra pergunta ingênua. E não há naquele elenco de 30 jogadores alguém que o substitua? Cata dali, procura dali, encontraram o Felipe Baxola. Aí é querer brincar com a inteligência do torcedor. Baxola é menos um, como tantos que foram a campo.

.COMO explicar um time que passa mais de 90 minutos em campo, não consegue chutar uma bola perigosa em direção ao gol, durante todo o primeiro tempo, optando por passes desnecessários e inócuos para os lados?

SINTA-SE À VONTADE

.QUEM vai a campo pedindo pra perder é atendido, seja qual for o adversário, especialmente se é um Palmeiras. Acrescento mais. Só não foi mais vergonhoso porque o time palmeirense acomodou-se, deixando o tempo passar. O 3 a 0 já estava de bom tamanho.

.ATENTEM para o detalhe. Em apenas 5 minutos o Verdão liquidou o jogo, marcando os três gols da vitória. Sentiu-se à vontade ao encontrar pela frente uma avenida iluminada que respondeu pelo nome do lateral Eduardo. Era ali, então, o mapa da mina. Palmeiras não se fez de rogado. Em ínfimos 5 minutos sepultou as esperanças do Ceará na Copa do Brasil.

.SIM, porque esperar, no jogo de volta, que o Alvinegro consiga fazer 4 gols de vantagem é o mesmo que acreditar que existe milagre em futebol. A fatura foi liquidada ali mesmo, ontem à tarde, no estádio palmeirense.

ERROS REPETIDOS

. JÁ disse uma, vou repetir mil, que o modelo tático de Guto Ferreira é uma espécie de samba de uma nota só. Excessivos toque de bola, marcação cerrada, poder de fogo quase zero, sim, porque ninguém chuta em direção ao gol? Vão balançar as redes do adversário quando, enfim? Dia de São Nunca.

.ESSE desenxabido modelo tático de 4-2-3-1 é o mais usado e o mais manjado no futebol brasileiro. Para funcionar é preciso que se tenha boas peças e o Ceará não tem. Único a fazer a diferença, caso Vina, com Covid, não se tem a menor ideia de quando voltará. Cabe outro pergunta idiota — e o Ceará vai ter que depender de Vina a vida toda?

.LIÇÃO elementar em futebol. Se um clube forma um elenco recheado de jogadores bonzinhos e esforçados, assim será por todo o sempre. Se apenas um faz a diferença, o resto vira tanto faz, tanto fez...

A GRANDE SOLUÇÃO...

.MUITO antes de enfrentar e perder para o Bahia (2 a 1) na Fonte Nova, o Fortaleza anunciou (ufa!) oficialmente o sucessor de Ceni.

.PROCURA-SE ali, cata-se acolá, após três negativas de treinadores mais experientes, foram encontrar a solução nos cafundós do Cuiabá, lá onde estava Marcelo Chamusca. Porque ex-líder da Série B, seria o nome ideal. Façam-me cócegas...

.DETALHE. Os três técnicos que recusaram o convite do Fortaleza, incrível coincidência apresentaram a mesma desculpa. Qual, cara-pálida? E vem ao caso?

. PERGUNTAR ofende? Alguém no Pici, lembrou-se de que Luxemburgo estava livre no mercado? Nem sondado foi, nem um simples telefonema para ao menos perguntar se topava o desafio?

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?