Logo O POVO+
CIANURETOS
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

CIANURETOS

.PRIMEIRO dia de Chamusca no Fortaleza, diretoria resolveu abriu as portas para a imprensa, coisa raríssima nos dias de hoje. Como nenhum setorista tem coragem de ir além dos seus limites para não melindrar quem vem chegando, nem cair na desgraça da diretoria, o que se viu foi uma ciranda de obviedades.

.CHAMUSCA, que tem o dom da palavra, diferentemente do blindado Ceni, gosta de entrevista. Deitou e rolou. Lá pras tantas, apelou para a uma passagem poética, cunhando frase de efeito, digna de letra de samba-canção das antigas - "Meu coração sinalizou indicando que voltasse para o Fortaleza. E a voz do coração fala sempre mais alto". Que maravilha!

.TEVE setorista que travou a voz e diretor que, diante de tanta prova de amor, por pouco não se derrete em lágrimas...

SOPA NO MEL

.ROBINSON de Castro nasceu com a cara virada pra lua. Queria se ver livre do Sobis. Não sabia como. Era um peso morto na nababesca folha alvinegra. Até que o Felipão atravessou seu caminho pedindo ao Cruzeiro a contratação dele.

. CAIU a sopa no mel. O Ceará não contou até três. Liberou Sobis sem sequer lembrar da multa contratual. Podia ir ainda por cima de graça. Livrou-se de um estorvo. Robinson, em agradecimento ao Felipão, mandará celebrar missa em ação de graça.

PAU A PAU

.DETALHE importante a acrescentar em tudo isso. Como Sobis recebia R$ 250 mil por mês, Vizeu, que veio da Itália por coincidência ganhando o mesmo, ficou pau a pau. Tradução. Alvinegro não teve um centavo de acréscimo na sua folha tão delirante.

.RESTA esperar que Vizeu seja melhor que Sobis ou, em última instância, menos ruim. Por enquanto, quando entrou em campo, não chutou uma bola em direção ao gol contrário. Mal, mal...

O TALISMÃ

. MELHOR fase de Bergson foi três anos atrás, quando foi artilheiro do Brasil atuando pelo Paysandu. Balançou as redes 28 vezes. Fazia gol de todo jeito. Ceará viu nele a solução da maldita camisa 9 e o fisgou. Um tiro no pé. Com a camisa alvinegra, um fiasco.

. ATÉ que o destino, numa dessas travessuras, mudou o rumo de Bergson — de Porangabuçu para o Pici, com o aval de Ceni. Coincidência ou não, os gols voltaram a aparecer. Já fez dois, deixando Wellington Paulista chupando dedo no banco. Com Chamusca, que o revelou artilheiro, agora é que o WP9 não terá vez mais.

SAÚDE DE FERRO

.DADO impressionante de Daniel Alves, principal estrela do São Paulo, desde que foi contratado pelo tricolor paulista, escalado na meia-cancha, de lá não saiu mais. Do alto dos seus 38 anos, nunca alegou cansaço, nem pediu pra ser poupado, tem preparo físico impressionante, enfim, saúde de ferro.

.REPÓRTER bisbilhoteiro arriscou perguntar que vitamina tomava. Na ponta de língua, com uma dose de cianureto, Dani Alves, instilou -"Gosto de jogar, sou pago pra isso, raramente me contundo, não faço corpo mole, em campo corro feito um menino". Simples assim.

POMBO-CORREIO

.ATRAVÉS de pombo-correio, Papellin mandou recado. Não foi ele quem indicou o Chamusca, embora goste muito do seu estilo e da seriedade profissional. Quem bateu o martelo foi o presidente Marcelo Paz. Ok, ok, Papellin, vou engolir essa pra não perder o amigo...

BICO CALADO

.ATÉ hoje Marcelo Paz, presidente do Fortaleza e do fã-clube de Rogério Ceni, não deu um pio sobre sua saída. Ops! Sobre sua fuga, pulando do navio tricolor pela segunda vez.

.QUEM pensar que falará, errará feio. Motivo? Paz não vê o dia e a hora de trazer de volta o mito ao Pici. É lá

onde se dá bem, manda, desmanda, acaba com o sol alto. Até contraria a Bíblia, que não fala na volta do segundo filho pródigo. Mas com Ceni é diferente...

LUTO FECHADO

. COMO toda unanimidade é burra, três jogadores vibraram com a saída de Ceni. Ei-los — goleiro Boeck, que chegou a ser ídolo; Éderson, o baixinho arisco, por fim Wellington Paulista que até hoje não sabe explicar a sua saída do time, artilheiro que sempre foi. As outras viuvinhas do ex-técnico, estão vestindo luto fechado...

TERNO MOFADO

.IA me esquecendo. Hoje a bola rola, Grêmio x Ceará em Porto Alegre. Aqui, Castelão, Fortaleza x São Paulo. Prefiro esperar o domingo, onde exercitarei o livre direito de votar. Meu único terno surrado, cheio de mofo, já tirei do guarda-roupa.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?